Quais são as seis etapas de um projeto?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Por isso, de acordo com o maior manual de gestão de projetos, PMBOK®, há cinco etapas fundamentais para se desenvolver um bom projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento.

O ciclo de vida do projeto é dividido em cinco fases de gestão de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento.

  • Etapa 1- Estipule regras para o gerenciamento.
  • Etapa 2 – Defina todas as atividades.
  • Etapa 3 – Faça a sequência das atividades.
  • Etapa 4 – Produza uma estimativa dos recursos.
  • Etapa 5 – Desenvolva uma estimativa da duração das atividades.
  • Etapa 6 – Crie o cronograma.

Dessa forma, para montar um cronograma de projeto basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Defina as tarefas do projeto. ...
  2. Faça uma EAP. ...
  3. Estabeleça as prioridades. ...
  4. Identifique recursos necessários. ...
  5. Estime o tempo para completar as tarefas. ...
  6. Analise clientes e fornecedores envolvidos. ...
  7. Mantenha o cronograma atualizado.

Vamos saber mais sobre o que uma declaração de escopo do projeto preenchida deve ter:

  1. 1 - Descrição do escopo do produto. ...
  2. 3 - Entregas do projeto. ...
  3. 4 - Exclusões do projeto. ...
  4. 5 - Restrições do projeto. ...
  5. 6 - Premissas do projeto.

Projetos são conjuntos de tarefas que são realizadas, geralmente uma vez, para atingir determinado objetivo, enquanto processos são conjuntos de etapas que se repetem regularmente para obter o mesmo resultado. Você quer entender melhor a diferença entre projeto e processo?

Os 4 tipos de cronogramas mais relevantes são os cronogramas de barras (gráfico de Gantt), de marcos (que pode usar o milestone trend analysis), o diagrama de rede e a linha do tempo.

Como criar um cronograma de estudos eficiente em 4 passos

  • Passo 1 - Defina seus objetivos.
  • Passo 2 - Faça um levantamento das matérias que você precisa estudar.
  • Passo 3 - Estabeleça um tempo de estudo para cada matéria.
  • Passo 4 - Estabelecendo dias e horários de estudo.

Basicamente, esse planejamento contempla os seguintes itens:

  • definição das atividades;
  • sequenciamento das atividades;
  • estimativa de duração das atividades;
  • desenvolvimento do cronograma;
  • controle do cronograma.

Tendo por base quais seus objetivos, os 5 principais tipos de projetos são: sociais, culturais, de pesquisa, empresariais e pessoais.

  • Projetos sociais. ...
  • Projetos culturais. ...
  • Projetos de pesquisa. ...
  • Projetos empresariais. ...
  • Projetos pessoais.

Como fazer o escopo do projeto em 6 passos

  1. Planejamento do gerenciamento do escopo. ...
  2. Coleta dos requisitos. ...
  3. Definição do escopo do projeto. ...
  4. Criação da EAP. ...
  5. Validação do escopo do projeto. ...
  6. Controle do escopo.

A EAP (Estrutura Analítica do Projeto), do inglês Work Breakdown Structure (WBS), é uma subdivisão hierárquica do trabalho do projeto em partes menores, mais facilmente gerenciáveis. Seu objetivo primário é organizar o que deve ser feito para produzir as entregas do projeto.

Desenvolver o Cronograma é o processo de analisar sequências de atividades, durações, requisitos de recursos e restrições de cronograma para criar o modelo de cronograma, contendo datas planejadas para a conclusão das atividades do projeto, para execução, monitoramento e controle do projeto.