O que faz o receptor?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Receptor (comunicação) é um dos protagonistas do ato da comunicação: aquele a quem se dirige a mensagem, quem recebe a informação e a decodifica, isto é; transforma os impulsos físicos em mensagem recuperada. A informação que faz então retornar à fonte emissora recebe o nome de retroalimentação ou realimentação.

Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor. Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação, de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo locutor.

No âmbito das comunicações, receptor é o dispositivo ou o indivíduo que recebe um sinal ou uma mensagem, enviado por um transmissor ou um emissor. Os sinais que acarreta a mensagem devem ser descodificados e interpretados pelo receptor para sua compreensão.

Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia. Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia, seja ela mecânica, térmica, entre outras.

Definem-se receptores elétricos como qualquer dispositivo que transforma energia elétrica em energia não-elétrica que não seja exclusivamente em energia térmica, pois os dispositivos que transformam e energia elétrica totalmente em energia térmica são definidos como resistores.

Emissor – é aquele que emite, ou seja, que pronuncia ou envia uma mensagem. Também é chamado de remetente. Receptor – é aquele que recebe a mensagem enviada pelo emissor. Como a mensagem é destinada a ele, também é chamado de destinatário, denominação comum em envelopes de correios.

De acordo com a natureza do estímulo, podemos classificar os receptores em: Quimiorreceptores: Respondem a estímulos químicos. Fotorreceptores: Respondem a estímulos luminosos. Mecanorreceptores: Respondem a estímulos como pressão, tensão e som.

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

O melhor exemplo de receptor são os motores elétricos, uma vez que eles transformam energia elétrica em energia mecânica. Em um circuito, o receptor recebe energia do gerador, transformando-a de tal que forma que ocorre uma redução na força eletromotriz.

O que define, nesse caso, o que é gerador e o que é receptor é o sentido da corrente elétrica: quando a corrente elétrica atravessa do maior terminal (barra vertical maior) para o menor terminal (barra vertical menor), trata-se de um receptor, caso contrário, o elemento é um gerador.

O rendimento de um receptor é definido como uma grandeza adimensional, isso é, sem unidade física, e pode ser calculado por meio da razão entre dois tipos de potências existentes nos receptores: a potência utilizável e a potência consumida (também chamada potência total).