Qual é a lenda da Cuca?

Perguntado por: oguimaraes3 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

A Cuca espreita as casas das pessoas durante a noite e captura as crianças que não dormem na hora correta e que são inquietas. Essa lenda era comumente utilizada como forma de amedrontar as crianças. Na lenda tradicional, a Cuca tem a forma de uma mulher muito velha com o rosto horrendo, corcunda e pele enrugada.

A cuca é um ser do folclore e conhecida como uma velha com feições horrendas e muito maldosa. A principal maldade cometida por ela é a de sequestrar e devorar crianças, característica que a associa diretamente com o bicho-papão. Por meio da obra de Monteiro Lobato, a cuca foi popularizada com a forma de um jacaré.

Em suas habilidades inclui a capacidade de entrar na mente das pessoas e descobrir traumas passados, tendo assim, uma vantagem sobre elas.

Em seguida, descobrimos que ela dá à luz a um bebê que já está morto na floresta. Depois que passa por essa trágica situação, os olhos da personagem são tomados por uma borboleta azul. E é assim que ela se transforma de vez no ser mítico.

A lenda é personificada em Inês, interpretada por Alessandra Negrini. No folclore brasileiro, Cuca é uma bruxa com cabeça de lagarto, que dorme apenas uma vez a cada sete anos. Ela é conhecida por aterrorizar crianças que se recusam a dormir ou desobedecem aos pais, sendo até mesmo citada em canções de ninar.

Cuca sai da equipe após um trabalho de dois jogos.
No domingo (23), a equipe perdeu para o Goiás em jogo da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, e hoje conseguiu eliminar os paraenses da Copa do Brasil nos pênaltis.

A forma tradicional pela qual a lenda da Cuca se estabeleceu na cultura popular brasileira é a de uma velha enrugada de cabelos brancos e corpo encurvado. Essa imagem acabou sendo substituída por outra, que foi popularizada graças a Monteiro Lobato.

[Figurado] Mulher velha e feia. 3. [Informal] Cabeça.

Nessa mesma história é revelado que sua maior fraqueza é um pingo d'água que cai em sua caverna. Cuca também retornou em outras histórias tentando incomodar o pessoal do Sítio, mas sempre se saiu mal no final.

A lenda da Cuca também conta que ela é temida por raptar as crianças que desobedecem aos seus pais. Assim como na lenda europeia, ela também virou cantiga de ninar, já que ela é usada para assustar as crianças.