Quais são as linguagens de um texto?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Existem seis funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, conativa, fática e metalinguística.

Existem vários tipos de linguagem, como a oral, escrita e digital. Já a língua é um dos códigos da linguagem e pode ser culta, usada em contextos formais, ou popular, válida em contextos informais. A linguagem denotativa é caracterizada pela objetividade e clareza e se opõe à linguagem conotativa, plurissignificativa.

Funções da linguagem

  • emotiva.
  • conativa.
  • metalinguística.
  • fática.
  • poética.
  • referencial.

A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito. Vale ressaltar que ambas são modalidades comunicativas.

Texto é uma manifestação da linguagem, uma mensagem usada para transmitir informação de um autor para um leitor. Um texto é uma manifestação da linguagem. Pode ser definido como tudo aquilo que é dito por um emissor e interpretado por um receptor. Dessa forma, tudo que é interpretável é um texto.

O livro, que teve sua primeira edição publicada em 1992, resume as 5 linguagens do amor em: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita. Exemplos: notícia de jornal, e-mail, chamada telefônica. A linguagem não verbal recorre à imagem, cor, gesto, som.

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação. É um sistema de signos e símbolos usados para transmitir pensamentos, ideias, opiniões, informações, sentimentos, desejos,…

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

Tipos de linguagem
A linguagem verbal é aquela que utiliza palavras para transmitir uma mensagem. Exemplos: e-mail, jornal, livro. A linguagem não-verbal é aquela que utiliza imagens, sinais, gestos, entre outros para transmitir uma mensagem. Exemplos: pinturas de quadros, símbolos, apito do agente de trânsito.

A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente.

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

As funções da linguagem estão relacionadas ao objetivo de um texto, que pode apresentar uma ou mais funções. Assim, você pode ser o(a) emissor(a) de um texto que exibe emoções e, portanto, tem função emotiva ou expressiva, ou que valoriza os elementos poéticos e apresenta, então, função poética.