O que é uma ortografia transparente?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 19 de julho de 2023
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Ortografia transparente é uma ortografia em que as correspondências entre fonemas e grafemas são consistentes, assim como o que está sendo apontado pela alternativa A. Ela pode ser entendida partindo-se da aplicabilidade das palavras, onde a escrita está em igualdade com a língua falada.

Moraes (2003) afirma que “A aquisição da ortografia é impulsionada por diversos fatores, tais como a exposição do aprendiz à língua escrita, a freqüência de aparecimento das palavras, a regularidade ou não da notação ortográfica”.

Critérios para avaliação do conhecimento ortográfico
É possível identificar os acertos e dificuldades através da avaliação de sons e padrões ortográficos e, observar os erros cometidos para que se identifique as principais dificuldades dos alunos.

Um erro de ortografia particularmente comum na fases iniciais da aprendizagem do português brasileiro é o erro na escrita de fonemas vocálicos devido à forma como certos fonemas são pronunciados, por exemplo a escrita de sorveti em vez de sorvete, assim como o que está sendo apontado pela alternativa C.

O ensino da ortografia deve ter início assim que o estudante começa a entender o sistema de escrita alfabética – de preferência ainda na 1ª série. Isto é, quando tiver aprendido o valor sonoro das letras e já puder ler e escrever pequenos textos.

A disortografia é caracterizada pela dificuldade de fixação da regras ortográficas, apresentando frequentemente substituição, omissão, inversão de grafemas, alteração na segmentação de palavras, persistência do apoio da oralidade na escrita e dificuldade na produção de textos.

– Aplicar provas orais como alternativas às escritas; – Tornar frequente o uso do dicionário durante as atividades; – Realizar correções ortográficas com regularidade; – Quando possível, separar minutos que antecedem ou finalizam as aulas para relembrar conceitos e tarefas.

Como se desenvolve a memória ortográfica? Em conjunto com a consciência da estrutura interna das palavras – os seus sons, sílabas, constituintes significativos, bizarrias, história, etc.

ORTOGRÁFICA: A criança reconhece a palavra de maneira global, instantaneamente e sem a necessidade de relacionar os sons das letras e sílabas para efetivar a leitura.

Sílabas

  • Monossílabas: palavras que têm apenas uma sílaba. Exemplos: mão, pai, pé.
  • Dissílabas: palavras que têm duas sílabas. Exemplos: pa-pai, sal-to, ta-to.
  • Trissílabas: palavras que têm três sílabas. Exemplos: cor-ti-na, sa-co-la, sa-pa-to.
  • Polissílabas: palavras que têm quatro ou mais sílabas.

Isso se dá pelo desconhecimento das diferenças entre língua oral e língua escrita. É mais frequente em falantes de variedades linguísticas mais afastadas da língua padrão, o que as leva a escrever, por exemplo, muié (mulher).