Que fatores influenciam a aprendizagem da ortografia?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 19 de julho de 2023
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Moraes (2003) afirma que “A aquisição da ortografia é impulsionada por diversos fatores, tais como a exposição do aprendiz à língua escrita, a freqüência de aparecimento das palavras, a regularidade ou não da notação ortográfica”.

Como se desenvolve a memória ortográfica? Em conjunto com a consciência da estrutura interna das palavras – os seus sons, sílabas, constituintes significativos, bizarrias, história, etc.

A disortografia é caracterizada pela dificuldade de fixação da regras ortográficas, apresentando frequentemente substituição, omissão, inversão de grafemas, alteração na segmentação de palavras, persistência do apoio da oralidade na escrita e dificuldade na produção de textos.

– Aplicar provas orais como alternativas às escritas; – Tornar frequente o uso do dicionário durante as atividades; – Realizar correções ortográficas com regularidade; – Quando possível, separar minutos que antecedem ou finalizam as aulas para relembrar conceitos e tarefas.

Um erro de ortografia particularmente comum na fases iniciais da aprendizagem do português brasileiro é o erro na escrita de fonemas vocálicos devido à forma como certos fonemas são pronunciados, por exemplo a escrita de sorveti em vez de sorvete, assim como o que está sendo apontado pela alternativa C.

O ensino da ortografia deve ter início assim que o estudante começa a entender o sistema de escrita alfabética – de preferência ainda na 1ª série. Isto é, quando tiver aprendido o valor sonoro das letras e já puder ler e escrever pequenos textos.

Critérios para avaliação do conhecimento ortográfico
É possível identificar os acertos e dificuldades através da avaliação de sons e padrões ortográficos e, observar os erros cometidos para que se identifique as principais dificuldades dos alunos.

Os erros ortográficos

  • Erros de transcrição da fala. ...
  • Erros por supercorreção. ...
  • Erros por desconhecimento das regras contextuais. ...
  • Erros na marcação da nasalização. ...
  • Erros devidos à concorrência. ...
  • Erros nas sílabas complexas. ...
  • Erros por troca de letras. ...
  • Erros de segmentação.

Quais são os erros ortográficos mais comuns que cometemos?

  • Confundir as letras, principalmente pelo som. ...
  • Incluir letras. ...
  • Suprimir letras. ...
  • Adicionar (ou esquecer) acentos gráficos. ...
  • Unir palavras separadas. ...
  • Trocar a posição das letras. ...
  • Confundir as regras do hífen. ...
  • Errar por extensão da nasalidade.

7 dicas para desenvolver o hábito da escrita nos alunos

  1. Estabeleça objetivos compatíveis com a série escolar. ...
  2. Promova o gosto pela leitura. ...
  3. Apresente novos vocabulários. ...
  4. O ensino da gramática é importante. ...
  5. Incentive a escrita colaborativa. ...
  6. Mostre a importância da revisão. ...
  7. Recorra ao auxílio da tecnologia.

A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego "ortho", que quer dizer correto, e "grafo", por sua vez, que significa escrita.

A dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita pode estar ligada com disfunções neurológicas como a dislexia, que pode acarretar lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, troca de letras com sons ou grafias parecidas, entre outros problemas.

Algumas atividades sugeridas neste programa para treinar a identificação das letras são: cantar o alfabeto e apontar para as repectivas letras, o que permite associar os sons às letras e cada a letra à sua posição no alfabeto; apontar para uma letra nomeada pela professora; nomear uma letra mostrada pela professora; e ...