O que se deve ter em um plano de aula?

Perguntado por: dmaciel . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

O que é um plano de aula?

  1. o tema da aula;
  2. o conteúdo a ser ensinado;
  3. seu objetivo;
  4. metodologia de aprendizagem utilizada;
  5. método de avaliação.

O plano de aula é um documento feito pelo professor contendo o tema da aula, o objetivo dela, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações.

Independente do modelo que o professor adote, o documento deve conter as atividades propostas, os objetivos de aprendizagem, as estratégias didáticas, as possíveis intervenções e uma análise com os indicadores de aprendizagem.

7 passos para montar seu plano de aula com metodologia ativa

  1. Escolha o tema. Qual conteúdo será trabalhado na aula? ...
  2. Estabeleça objetivos. ...
  3. Delimite o tempo de cada tópico. ...
  4. Defina os recursos pedagógicos. ...
  5. Defina a metodologia ativa. ...
  6. Considere a BNCC no seu plano. ...
  7. Saiba como avaliar a atividade.

Já o plano de ensino compreende todo o processo de ensino de uma disciplina (ou módulo) durante o ano letivo. Ele deve conter identificação da disciplina, carga horária, objetivos, cronograma de atividades (conteúdos), instrumentos de avaliação e bibliografia recomendada.

O planejamento escolar precisa ser realista. Não adianta ter um ótimo plano se ele não pode ser executado. Por isso, crie ações práticas e que podem ser realizadas a curto prazo, com prazos determinados e que abram a possibilidade de revisão durante o ano letivo.

  • Defina claramente seus objetivos.
  • Torne suas metas mensuráveis. 8 passos para fazer um plano de ação. Defina claramente seus objetivos. Torne suas metas mensuráveis. Liste todas as tarefas que devem ser realizadas. Estabeleça prazos. Delegue tarefas. Crie uma representação visual do plano de ação.

(LDB 9.394/96). O Plano de Curso explicita os objetivos educacionais e perfis profissionais a serem desenvolvidos, como parâmetros para a organização da Instituição, dos cursos como um todo, das atividades programadas, servindo como referência das ações dos docentes e estudantes.

5 dicas para você ter sucesso em seu planejamento

  1. 1) Analise sua situação atual e identifique onde você quer chegar. ...
  2. 2) Estabeleça responsáveis por cada processo. ...
  3. 3) Tenha métricas de antes e depois. ...
  4. 4) Metas: seja ousado mas não tire os pés do chão. ...
  5. 5) Monitore.

Existem muitos tipos diferentes de planos de aula, incluindo: planos de aula diários, semanais, de unidade, por tópico ou assunto e eLearning. Você também pode criar planos de aula para diferentes níveis de ensino, duração do período de aprendizado ou com base nas habilidades do aluno.

A Nova Escola, Fundação Lemann e o Google.org tem um projeto que disponibiliza mais de 6 mil planos de aula prontos e alinhados à BNCC.

São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno.

De forma simplificada, os passos do Plano de Aula em 3 etapas apresentados pela Geekie: primeiro o objetivo, depois as evidências e, por fim, as experiências – pessoas, recursos, conteúdos e dinâmicas pensadas intencionalmente para chegar ao objetivo.

As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente. Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.

Devem ser descritos os objetivos a curto e médio prazos e os produtos esperados; Descrição das metas a serem atingidas, definindo as etapas ou fases da execução; Cronograma de execução do objeto, cronograma de desembolso e plano de aplicação dos recursos a serem desembolsados pelo concedente.

O primeiro passo para a elaboração de um plano é definir claramente qual é o objetivo que se deseja alcançar. É preciso ter uma compreensão clara do problema que se quer resolver ou da oportunidade que se quer aproveitar, e definir metas específicas e mensuráveis que possam guiar o plano de ação.