São três os paradigmas educacionais?

Perguntado por: afernandes8 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Utilizou-se como referência os três Paradigmas Pedagógicos Educacionais, sendo eles o da Instrução, o da Aprendizagem e o da Comunicação (TRINDADE; COSME, 2010).

Para fins didáticos, podemos dividir a reflexão acerca dos paradigmas educacionais em paradigma conservador ou tradicional e paradigma inovador, na visão de Behrens (1999).

PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
São eles: o paradigma de institucionalização, o paradigma de serviços e o paradigma de suporte.

Um paradigma educacional é um modelo usado na área da educação. Paradigmas inovadores constituem uma prática pedagógica que dá lugar a uma aprendizagem crítica e que causa uma verdadeira mudança no aluno.

O que se chama de novos paradigmas da educação diz respeito a muito mais do que o EAD, mas dialoga com as maneiras de engajar o aluno em sala de aula, instrumentalizando as novas tecnologias para despertar a curiosidade, o interesse, a criatividade e o desejo de aprender.

Segundo eles, na história da humanidade se colocam basicamente três paradigmas filosóficos: metafísico, epistemológico e lingüístico, ou então, o paradigma do ser, da consciência e da linguagem.

Exemplos de paradigmas

  • Paradigma positivista ou positivismo. Um paradigma de pesquisa bastante comum conhecido e consolidado em diversas universidades ao redor do mundo é o positivismo. ...
  • Pós-Positivismo. Já o Pós-positivismo consiste em uma forma mais branda de positivismo. ...
  • Paradigmas Interpretativos. ...
  • Paradigma pós-moderno.

São eles: Eixo I – Currículo e Prática de Ensino na Educação Básica, suas Modalidades e Atendimentos Específicos1; Eixo II – Gestão Educacional; e Eixo III – Grandes Temas da Educação.

Assim, os três princípios que norteiam os objetivos da educação especial são a normalização, a integração e a individualização dos alunos com necessidades especiais.

As formas de atuação com as pessoas com deficiência refletem a estrutura econômica, social e política da sociedade. São 4 paradigmas que pesquisadores destacam: exclusão, segregação, integração e inclusão. Esse histórico evolutivo dos quatro paradigmas foi uma realidade no mundo e no Brasil.