Qual a importância dos paradigmas para a ciência atual?

Perguntado por: dilha . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Vê uma grande importância dos paradigmas, já que são esses que vão determinar os padrões de conhecimento e que coordenam e dirigem a forma das pessoas trabalharem. Assim, a revolução científica é um período de mudança de paradigmas e com ela muda-se a forma de olhar o mundo (KUHN, 2010).

Segundo Thomas Kuhn os paradigmas são conjuntos de regras e regulamentos que estabelecem limites e sinalizam como resolver problemas dentro desses limites. Ele também disse que os paradigmas agem como filtros dos dados que chegam à nossa mente.

O paradigma representa um padrão a ser seguido no âmbito científico ou social. Na comunidade científica, inclui crenças, valores, técnicas e teorias partilhadas, sendo influenciado pelos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais vigentes.

São elas: a Teoria da Relatividade (Einstein) e a Física Quântica (Planck). Essas duas concepções científicas modificaram radicalmente as idéias anteriores de tempo, espaço, massa, energia e, em especial, a forma de se perceber o ser humano nas diferentes áreas do conhecimento.

Os paradigmas foram criados para estabelecer uma estrutura mental que nos permite compreender melhor os acontecimentos do dia a dia. Ou seja, todas as teorias, experiências vividas e métodos usados, que servem para organizar a realidade dentro da nossa mente, fazem parte dos paradigmas.

Um paradigma representa como que um “mapa” a ser usado pelos cientistas na exploração da Natureza. As pesquisas firmemente assentadas nas teorias, métodos e exemplos de um paradigma são chamadas por Kuhn de ciência normal.

Paradigma é um modelo ou padrão a seguir. Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradeigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.

O paradigma da ciência moderna se estabeleceu como hegemônico no processo de explicação dos problemas da sociedade e principal via de produção de conhecimento científico no século XVIII.

Um paradigma é essencialmente uma visão particular do mundo. Paradigmas emergem para fornecer uma estrutura geral para a compreensão de fenômenos específicos.

São 4 paradigmas que pesquisadores destacam: exclusão, segregação, integração e inclusão.

Paradigma é descrito nos dicionários como um substantivo masculino que significa exemplo geral, conjunto de formas ou modelo de algo. Na linguagem coloquial é constantemente utilizada como sinônimo de padrão, exemplo, modelo, norma, protótipo e regra.