Quais são os paradigmas atuais da educação?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 19 de julho de 2023
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São enfocados, ainda, os paradigmas inovadores e as abordagens progressista, sistêmica, do ensino com pesquisa e o paradigma emergente. O estudo investiga também a proposta de uma nova prática docente com o uso da mídia.

Para fins didáticos, podemos dividir a reflexão acerca dos paradigmas educacionais em paradigma conservador ou tradicional e paradigma inovador, na visão de Behrens (1999).

O que se chama de novos paradigmas da educação diz respeito a muito mais do que o EAD, mas dialoga com as maneiras de engajar o aluno em sala de aula, instrumentalizando as novas tecnologias para despertar a curiosidade, o interesse, a criatividade e o desejo de aprender.

Utilizou-se como referência os três Paradigmas Pedagógicos Educacionais, sendo eles o da Instrução, o da Aprendizagem e o da Comunicação (TRINDADE; COSME, 2010).

Um paradigma educacional é um modelo usado na área da educação. Paradigmas inovadores constituem uma prática pedagógica que dá lugar a uma aprendizagem crítica e que causa uma verdadeira mudança no aluno.

São 4 paradigmas que pesquisadores destacam: exclusão, segregação, integração e inclusão.

O aluno se torna um estudioso autônomo capaz de acessar sistemas especialistas em busca de conhecimentos e formar seus próprios conceitos e opiniões. A escola, conectada com o mundo, figura mais como um ambiente para troca de conhecimentos e experiências entre professor/aluno e aluno/aluno.

Exemplos de paradigmas

  • Paradigma positivista ou positivismo. Um paradigma de pesquisa bastante comum conhecido e consolidado em diversas universidades ao redor do mundo é o positivismo. ...
  • Pós-Positivismo. Já o Pós-positivismo consiste em uma forma mais branda de positivismo. ...
  • Paradigmas Interpretativos. ...
  • Paradigma pós-moderno.

Qual é o novo paradigma? Antes de mais nada, um paradigma é um modelo padrão a ser seguido em determinada situação. Quando falamos em um novo paradigma na Gestão de Pessoas, significa que a mudança chegou.

O paradigma modernista descrito como modelo de racionalidade científica tornou-se abrangente e global, se desenvolveu afastando o saber aristotélico e o medieval ao que, considerava conhecimento não-científico - o senso comum e os estudos humanísticos.

São eles: o paradigma de institucionalização, o paradigma de serviços e o paradigma de suporte.

Segundo eles, na história da humanidade se colocam basicamente três paradigmas filosóficos: metafísico, epistemológico e lingüístico, ou então, o paradigma do ser, da consciência e da linguagem.

Segundo Thomas Kuhn os paradigmas são conjuntos de regras e regulamentos que estabelecem limites e sinalizam como resolver problemas dentro desses limites. Ele também disse que os paradigmas agem como filtros dos dados que chegam à nossa mente.

Traz -se no texto a discussão de razão para serem apresentados os três grandes paradigmas do conhecimento, que na verdade se constituem nos três modos de operar com a razão: essências/metafísico/ontológico, subjetividade e comunicação/intersubjetividade.

Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas.