O que é Polissíndeto é um exemplo?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

O que é polissíndeto? Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.

O polissíndeto é uma figura de linguagem que se alicerça no emprego repetido de conjunções coordenativas a fim de imprimir ideias, por exemplo, de continuidade, de destaque das situações apresentadas, entre outras.

O polissíndeto é uma figura de linguagem que usa a repetição de conjunções para gerar um efeito estilístico, geralmente de ênfase ou intensificação. Seu uso deve ser moderado para que o texto não fique repetitivo, principalmente em textos não literários.

Assíndeto é a figura de linguagem usada quando há omissão de conjunções coordenativas que ligariam elementos ou orações coordenadas, isto é, aquelas que são independentes entre si.

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

- O uso do polissíndeto possibilita a criação de orações coordenadas sindéticas, ou seja, orações que estão ligadas através de conjunções coordenativas. Mediante as conjunções usadas, as orações coordenativas sindéticas podem ser classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Aliteração (figura de linguagem)
Um exemplo comum do uso da aliteração são os populares “trava-línguas”. A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia. “Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes”.

Assíndeto é a figura de linguagem cuja função expressiva é omitir os conectivos em uma oração. Polissíndeto tem a função de repetir o mesmo conectivo ao longo do período.

Exemplos comuns de pleonasmo vicioso
entrar para dentroganhar de graçapisar com os pés
sair para forasurdo do ouvidobater palma com as mãos
subir para cimacego dos olhospaíses do mundo
descer para baixoviúva do defuntogritar alto

É quando uma palavra ou conjunto de palavras do final de uma frase ou oração repetem-se no inicio da seguinte frase ou oração e assim sucessivamente: Amar é sonhar, sonhar é viver, viver é curtir, curtir é amar.

O que é anáfora? A anáfora é o processo de repetição ou retomada de uma palavra/referente utilizado anteriormente na frase ou no texto. Devido a sua aplicação em diversos níveis da língua — a frase, o texto, por exemplo —, ela se expressa de diferentes modos.

De acordo com esses escritores, só é caracterizado anacoluto quando a frase é truncada e um pedaço do seu enunciado fica suspenso. Eu, acho que não estou passando muito bem. Nora, lembro dela toda vez que faço esse pudim. A vida, não sei como será sem saúde.

Orações coordenadas são aquelas que não dependem de outras orações para fazer sentido. Se houver conectivos entre elas, são chamadas de sindéticas; se não, de assindéticas. As orações coordenadas não dependem de outras orações para fazer sentido.