Qual é o prefixo de negação?

Perguntado por: ecavalcante6 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Algumas palavras não existem sem o prefixo de negação. É o caso de discordar. Alguns prefixos de negação: in-, im-, i-, des-, dis-, á-, an-.

De origem latina, o prefixo "re-" pode ter três sentidos: 1) Repetição, como em "recarregar" (carregar novamente), "recapitalizar" (tornar a capitalizar), "reler" (voltar a ler), "rever" (ver de novo), "repensar" (pensar novamente), etc.

O prefixo é aquilo que vem antes do radical para ampliar sua significação e formar nova palavra. O prefixo pode mudar de sentido e de forma dependendo do contexto. Por exemplo: des + graça = desgraça (normalmente o prefixo des– indica ideia contrária).

Prefixos são os afixos que aparecem antes do radical. A maioria dos prefixos encontrados na língua portuguesa é de origem latina. Eles podem apresentar-se sob a forma erudita ou popular como acontece com super e sobre, sub e sob.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

De- é prefixo originado no latim que exprime proveniência, causa, instrumento, posse, modo, dimensão, agente, carácter, estado, profissão, etc.

Antônimos com prefixos de negação:
atento e desatento; típico e atípico.

A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.

Temos, por um lado, o prefixo GREGO, "a" (ou "an") que significa NEGAÇÃO, FALTA DE ou AUSÊNCIA DE.

As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina, embora essa divisão não seja significativa na linguagem corrente, sendo mais importante compreender que os prefixos podem indicar negação, repetição, separação, anterioridade, entre outros.

O prefixo “re” é de origem latina e possui 3 sentidos: repetição (recarregar, refazer, reler...), reforço (revigorar, rebuscar...) e retrocesso...

A ser considerada uma palavra composta e não uma palavra base, a dúvida prende-se também com o prefixo prae e o seu significado, uma vez que no verbo prepor (lat. prae+ponere) temos o significado de anterioridade ou posteridade na ação.

O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.