Qual é o pronome de Felipe?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Note que o termo “ele” substitui o nome, que poderia ser qualquer um como “Felipe só viajará se tiver dinheiro”.

Pronome possessivo
2ª pessoa do discurso (tu) → teu, tua, teus, tuas. 3ª pessoa do discurso (ele) → seu, sua, seus, suas.

O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

O nome “Maria” é substituído na próxima sentença pelo pronome “Ela”. Isto ocorre para que não haja repetição do substantivo, evitando que a frase fique estranha. Os pronomes dividem-se em: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos.

Pronomes retos
São os que substituem o nome e representam o sujeito da oração. Exemplo: Tomás é dentista. Ele é muito competente. O pronome reto “ele” é empregado para substituir o substantivo próprio “Tomás”.

Agora confira cada tipo, são 7, e seus exemplos nas tabelas didáticas.

  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Aqui neste contexto, torna-se perceptível que o pronome “seu”, também classificado como possessivo, agora substitui o substantivo “pai”.

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); Não pare agora...

O que é pronome? Para o gramático Domingos Paschoal Cegalla, pronomessão palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso”. Já para o gramático Luiz Antonio Sacconi, pronomeé a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), em relação às pessoas do discurso”.

Esse pronome, de 1ª pessoa do singular, indica posse, ou seja, a pessoa que emite o discurso (1ª pessoa) tem posse da casa. Sou apaixonado por essa escritora! Os seus livros são os melhores.

Resposta verificada por especialistas
Quando alguém perguntar qual o seu pronome, responda ele/dele, contudo no caso de pessoas de gênero fluido: ilu/Dile: não binária: elu/delu.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2.ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3.ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

a) Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto. b) Como e quando: exprimem noções de modo e tempo, respectivamente. Atuam, portanto, como adjuntos adverbiais de modo e de tempo.