Quando são colocados os pronomes pessoais nas frases?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso, assim, o pronome oblíquo “lhe”, da segunda oração, aponta para a segunda pessoa do singular (tu/você): Maria não sabia se devia ajudar.... Ajudar quem? Você (lhe).

São usados para representar os substantivos e as três pessoas do discurso. Podem ser do caso reto, do caso oblíquo e de tratamento. Pronomes pessoais do caso reto funcionam como sujeito da oração. Podem funcionar também como predicativo do sujeito ou vocativo.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2.ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3.ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

Além de representar os substantivos, eles complementam o sentido dos verbos, como na frase “Joana gosta de mim” (gosta de quem?). Para complementar o sentido dos verbos, esses pronomes desempenham alguns papéis. Os pronomes oblíquos átonos funcionam como objeto e adjunto.

Pronome é a classe de palavras que substitui ou acompanha o substantivo, podendo também retomá-los ou referir-se a eles em uma frase. Exemplos: "Eu vi o gato na rua, ele era preto" "Minha carne é de carnaval"

O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Por exemplo: Tu falaste com a Maria ontem?

Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los. O dever de casa, Carlos fê-lo com atenção. Buscamo-la logo após à nossa chegada.

Resumo: quando usar “te” e “lhe”
Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).

A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.

  • Em próclise: pronome colocado antes do verbo;
  • Em ênclise: pronome colocado depois do verbo;
  • Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

trio | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

⇒ Funções sintáticas dos pronomes pessoais retos: a) Podem exercer a função de sujeito. Ela acordou cedo. b) Podem exercer a função de predicativo do sujeito.

1ª pessoa do discurso (eu) → meu, minha, meus, minhas. 2ª pessoa do discurso (tu) → teu, tua, teus, tuas. 3ª pessoa do discurso (ele) → seu, sua, seus, suas.

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.