É um pronome demonstrativo?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

São considerados também pronomes demonstrativos: o, a, mesmo, próprio, semelhante e tal. Semelhante e tal têm valor demonstrativo quando denotam identidade ou se referem às ideias já expressas anteriormente. Também quando forem substituíveis por este, esta, aquele, aquela, aquilo.

Quais são os pronomes demonstrativos? Este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas. Isto, isso, aquilo.

Os pronomes demonstrativos são palavras que indicam quão perto ou longe está o assunto do discurso. Por exemplo, quando alguém diz para outra pessoa “aquele cachorro é meu”, subentende-se que o assunto principal (o cachorro) está longe da pessoa que fala.

Os pronomes demonstrativos são usados para apontar a relação de distância (de lugar ou de tempo) entre o nome ao qual se referem e as pessoas do discurso. Assim, são pronomes usados para indicar a posição daquilo a que se referem.

Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.

Pronome é a classe de palavras que substitui ou acompanha o substantivo, podendo também retomá-los ou referir-se a eles em uma frase. Exemplos: "Eu vi o gato na rua, ele era preto" "Minha carne é de carnaval"

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Os pronomes demonstrativos — este, esse, esta, essa, isto, isso — indicam a relação de um termo com outros no tempo, no espaço e no texto. No tempo: Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano.

Os vocábulos o, a, os, as serão pronomes pessoais do caso oblíquo átonos quando substituírem os pronomes pessoais do caso reto ele, ela, eles, elas, exercendo a função de objeto direto ou de sujeito acusativo.

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.

Pronomes possessivos: são palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a idéia de posse de algo (coisa possuída). Pronomes Demonstrativos são palavras que indicam, no espaço ou no tempo, a posição de um ser em relação às pessoas do discurso.

O que é Pronome definido:
Qualquer pronome que se refere a um substantivo específico.

Os pronomes demonstrativos indicam a posição (espacial, temporal e no próprio discurso) em relação às pessoas do discurso. Eles podem ser variáveis ou invariáveis. Frequentemente os pronomes demonstrativos se combinam com preposições: deste(a), disto (de + este(a), isto)