O que é ortografia?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente as palavras de uma língua. A ortografia deriva das palavras gregas ortho que significa "correto" e gráphos que significa "escrita".

A ortografia é a parte da Gramática que se preocupa com o uso correto de letras e sinais gráficos na escrita de um idioma. No português, a forma de escrever certas palavras, muitas vezes, está associada a questões etimológicas ou históricas. Em outros casos, há regras, como, por exemplo, para o uso de “s”, “z” e “x”.

A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego "ortho", que quer dizer correto, e "grafo", por sua vez, que significa escrita.

Possui dois tipos de ortografia: fonética e etimológica.

A melhor forma de aprender a Ortografia Oficial é, realmente, cultivar o hábito da leitura. Assim você vai assimilando a escrita das palavras no automático, nos contextos em que elas são empregadas.

Elas devem ser subdivididas em:

  • Transcrição da fala.
  • Regularidades contextuais.
  • Regularidades morfológicas.
  • Sílabas não-canônicas.
  • Segmentação de palavras.
  • Etimologia.
  • Nasalização.

A pontuação recupera recursos específicos da língua falada, como entonação e pausas. Os sinais de pontuação são sinais gráficos empregados na língua escrita para tentar recuperar recursos específicos da língua falada, tais como: entonação, jogo de silêncio, pausas, etc.

O objetivo é ampliar o vocabulário, escrever corretamente e estabelecer uma relação com as regras ortográficas conhecidas até o momento.

Transmite confiança e seriedade
Escrever bem não se resume apenas à difusão de ideias. É também uma habilidade capaz de transmitir confiança. Um candidato com um português impecável, por exemplo, causa imediatamente uma boa impressão nos entrevistadores, obtendo uma grande vantagem perante seus concorrentes.

E se existe uma diferença entre elas, é o fato de que a gramática determina o uso correto na linguagem escrita e falada. A ortografia, por sua vez, é voltada somente para a linguagem escrita.

É dividida em: Ortoépia, que estuda a forma como as palavras devem ser pronunciadas. Prosódia, que estuda a forma como as palavras devem receber acento tônico, bem como acento gráfico.

Escolha um dos aprendizes para escrever uma palavra por baixo da cartolina sem que ninguém veja. Em seguida, outro aprendiz escreve na parte descoberta uma outra palavra. Passo 2: As duas palavras devem, então, ser reveladas e ligadas por uma preposição, estabelecendo-se uma relação de sentido (ou não) entre elas.

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica.