O que é pleonasmo?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Pleonasmo consiste na repetição de um termo da oração ou do significado de uma expressão, isto é, alguma informação que é repetida desnecessariamente.

Trata-se de um desvio gramatical que passa despercebido pelos falantes da língua. Note que ele é muito utilizado no cotidiano e na linguagem coloquial. Exemplos: subir para cima: o verbo “subir” já indica ir para cima, elevar-se.

Pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância. Pode atuar como uma figura de linguagem - pleonasmo literário - ou como um vício de linguagem - pleonasmo vicioso.

O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.

1 redundância, repetição, tautologia, perissologia. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Exagero de palavras para expressar algo: 2 perífrase, circunlóquio, rodeio, circunlocução, verborragia, logorreia.

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.

Devemos evitar o uso do verbo acabar com os verbos começar, iniciar, terminar ou com o próprio verbo acabar. Observe que construções estranhas: "O jogo acabou de começar"; "O filme acabou de terminar". Pior ainda é a aula que "acabou de acabar".

O pleonasmo se caracteriza por uma superabundância de palavras que expressam uma mesma ideia em uma frase. Isso acontece, por exemplo, em frases como: "subir para cima", "descer para baixo", "entrar para dentro". Quando digo que vou subir, é óbvio que é para cima, Isso não precisa ser repetido.

A palavra pleonasmo pode ser substituída pelo termo redundância sem que isso altere seu significado. Existem dois tipos de pleonasmos: pleonasmo literário e pleonasmo vicioso. O pleonasmo literário é utilizado para destacar uma ideia, sendo muito encontrado na linguagem literária.

Assim, o pleonasmo de reforço ou estilístico pode ser classificado em duas categorias, isto é, semântico e sintático. Já o pleonasmo vicioso, chamado também de redundância, é um vício de linguagem, pois apresenta uma repetição desnecessária e excessiva, já que é a reafirmação do óbvio.

É possível, também, identificar um Pleonasmo no significado do nome "Dulce" ("mulher muito doce", "mulher muito amável").

Como evitar o pleonasmo vicioso

  1. Estude gramática. Nada melhor para escrever o português de modo correto como a gramática. ...
  2. Revise o texto com atenção. Não custa lembrar que é muito importante separar um tempo da sua prova para se dedicar à redação com a devida atenção. ...
  3. Utilize sinônimos. ...
  4. Desenvolva o hábito de escrever.

O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem, é a repetição supérflua da palavra ou da ideia contida na frase. Neste caso é uma redundância desnecessária e não agrega nenhum valor ao que está sendo dito ou escrito. Veja estes exemplos: Entrar para dentro.

Resposta verificada por especialistas. Não é correto, de acordo com as normas da língua portuguesa, essas expressões são figuras de linguagem.