Qual o significado da linguagem regional?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

A linguagem regional (também chamada de regionalismos) é caracterizada por apresentar palavreado típico de uma certa região, comunidade ou povo. Essas variações linguísticas podem ser chamadas de dialetos regionais.

Linguagem regional é a linguagem que possui um certo sotaque de alguns lugares.

Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica): ocorre entre diferentes locais e regiões, como os diferentes sotaques, dialetos e falares.

Existem quatro tipos de variantes linguísticas: as variações diatópicas (geográficas), variações diacrônicas (históricas), variações diastráticas (grupos sociais), variações diafásicas (formal x informal). São as variações relacionadas ao espaço geográfico em que estão inseridas.

A linguagem culta ou padrão é aquela ensinada nas escolas e serve de veículo às ciências que se apresentam com terminologia especial. É usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pela obediência às normas gramaticais.

A linguagem regional está relacionada com as variações que ocorrem, principalmente na fala, nas mais variadas comunidades linguísticas. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos nativos de cada uma de suas cinco regiões.

Assim, é um fenômeno presente em todas as línguas e é importante para a compreensão da diversidade cultural e da identidade de um povo. Além disso, a variação linguística é um reflexo da evolução e da mudança das línguas ao longo do tempo.

Observemos alguns exemplos de diferenças regionais: “Mandioca”, “aipim” ou “macaxeira”? Os três nomes estão corretos, mas, dependendo da região do Brasil, você ouvirá com mais frequência um ou outro. O mesmo vale para a polêmica disputa entre “biscoito” e “bolacha”, que se estende para todo o território nacional.

A resposta correta é: A pronúncia das palavras, que difere de acordo com a influência de cada região.