O que estudar em variação linguística?

Perguntado por: ajordao4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

As variações linguísticas podem retratar modos de vida, hábitos e experiências de grupos de falantes da língua portuguesa, ao longo de sua história, constituindo importante objeto de estudo e observação.

A linguística estuda a linguagem verbal humana e, portanto, ela possui métodos de aprofundamento para compreender as manifestações da fala. A observação é uma das metodologias utilizada para analisar as variações linguísticas que acontecem, na maior parte, na linguagem oral em diferentes contextos.

Existem quatro tipos de variantes linguísticas: as variações diatópicas (geográficas), variações diacrônicas (históricas), variações diastráticas (grupos sociais), variações diafásicas (formal x informal). São as variações relacionadas ao espaço geográfico em que estão inseridas.

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

Convide a família a pesquisar sobre os tipos de preconceito linguístico. Instigue os alunos a observarem a fala de seus avós e pais, de forma a perceber como o falar varia de pessoa para pessoa e em contextos diferentes, deixando evidente o caráter orgânico e heterogêneo da língua.

Para se tornar um linguista, é necessário fazer faculdade específica de Linguística, que se diferencia da de Letras. O profissional graduado em Letras, por exemplo, dedica-se à história e ao funcionamento de línguas, enquanto o profissional de Linguística estuda a descrição e análise dos idiomas.

A importância das variações reside no fato de que elas são elementos históricos, formadores de identidades e capazes de manter estruturas de poder.

São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

Quais são os tipos de variações linguísticas?

  • Variação regional (diatópica) ...
  • Variação social (diastrática) ...
  • Variação estilísticas (diafásica) ...
  • Variações linguísticas no Norte. ...
  • Variações linguísticas no Nordeste. ...
  • Variações linguísticas no Sudeste. ...
  • Variações linguísticas no Sul. ...
  • Variações linguísticas no Centro-Oeste.

As variações linguísticas são as diferenças que uma língua apresenta mediante fatores como a região e as condições culturais ou sociais onde ela é usada. Por exemplo, existem variações na língua portuguesa falada no Brasil e em Portugal. Os tipos de variações linguísticas são: geográficas, como os regionalismos.

Podem ser observadas por diferentes palavras para os mesmos conceitos, diferentes sotaques, dialetos e falares, e até mesmo com reduções de palavras ou perdas de fonemas.

A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em realção às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).