Como se faz uma crônica argumentativa?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Estrutura de uma crônica argumentativa

  1. Abusar dos argumentos e de uma narrativa persuasiva.
  2. Usar uma apresentação direta e sem português rebuscado.
  3. Um texto não muito longo.
  4. Textos que possuem um tema envolvendo algo do cotidiano.
  5. Uma opinião crítica, contendo ironia e humor na medida certa.

A seguir, veja uma lista com o passo a passo para a produção de uma crônica argumentativa.

  1. 1) Definição do tema e da narrativa que embase o argumento. Como já foi mencionado, a crônica argumentativa é um texto híbrido. ...
  2. 2) Início do texto: apresentação do tema. ...
  3. 3) Desenvolvimento do argumento. ...
  4. 4) Conclusão/desfecho.

Para fazer uma crônica argumentativa, deve-se organizar alguns elementos prévios à escrita, como o contexto cotidiano ou o exemplo que vai ilustrar e inserir o tema, bem como o ponto de vista ou a reflexão que se deseja expressar.

A crônica argumentativa é um texto muito comum em jornais e revistas, impressos ou virtuais. A crônica argumentativa é uma modalidade de texto pertencente ao jornalismo que tem como principal objetivo a construção de textos breves, mesclando elementos argumentativos e narrativos em uma única produção.

Inicialmente, indagar a turma sobre o que é uma crônica, se já conheciam ou já tinham ouvido falar. Em seguida, apresentar uma definição breve do gênero textual crônica, seus primordiais aspectos. Feito isso, pedir para que a classe mencione duas principais características apresentadas, que são referentes à crônica.

Crônicas devem ser curtas, mas não tanto.
Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas.

As crônicas partem de um acontecimento do dia-a-dia, como por exemplo, uma fila de banco, um passeio no parque, a espera do ônibus no terminal. O cronista não descreve simplesmente os fatos, ele os usa como ponto de partida para uma reflexão ou para o simples entretenimento do leitor.

A crônica narrativa, como o próprio nome diz, é uma narrativa curta com temática cotidiana envolvendo personagens, tempo, espaço, narrador e enredo. A crônica argumentativa é um texto que gira em torno de um tema de relevância social e que apresenta a argumentação como base de sua construção.

A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.