Sou é um pronome?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Esse pronome, de 1ª pessoa do singular, indica posse, ou seja, a pessoa que emite o discurso (1ª pessoa) tem posse da casa. Sou apaixonado por essa escritora! Os seus livros são os melhores.

1. O que é pronome. Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, estou, consisto, pertenço.

Palavras que indicam posse
Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2.ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3.ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

Os pronomes neutros são maneiras inclusivas de tratar pessoas que não se sentem pertencentes exclusivamente nem ao gênero masculino, nem ao feminino. Essas pessoas são chamadas não-binárias. Os pronomes neutros mais comuns são "elu" e "ile", que substituem os pronomes "ele" e "ela". No plural: "elus" e "iles".