Como usar os pronomes possessivos?

Perguntado por: odomingues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os pronomes possessivos indicam relação de posse ou, em alguns casos, de afeto de determinado termo no enunciado por uma pessoa do discurso. São pronomes que flexionam em pessoa, gênero e número. Em pessoa, flexionam como primeira, segunda ou terceira pessoa. Em gênero, flexionam como masculino ou feminino.

Frases com pronomes possessivos

  • Este casaco é meu. ( pertence a mim)
  • Este estojo é teu. ( pertence a ti)
  • Você quer o seu caderno agora? ( pertence a você)
  • Ela quer o seu livro de volta? ( pertence a ela)
  • Ainda ninguém conhece o nosso projeto. ( pertence a nós)
  • Eles organizaram os seus instrumentos nas caixas. (

Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular) Essas são minhas coisas. (pronome possessivo feminino no plural) Nosso avô ficou doente e precisou ir o hospital. (pronome possessivo masculino no singular)

A forma de possessivo só seria plural (seus ou suas) se se referisse a mais do que um objeto de uma ou de várias pessoas. Por exemplo: «A Maria faz os seus trabalhos com as suas colegas.» «A Maria e as suas colegas fazem os seus trabalhos.»

Pronome LHE, possessivo
O segundo uso do pronome lhe(s) traz sentido possessivo e, de acordo com a frase, equivale aos pronomes possessivos seu(s), sua(s). Observe as frases: O acusado roubou a bolsa da mulher.

1) O possessivo concorda em gênero e número com o substantivo que designa o objeto possuído e em pessoa com o possuidor do objeto. Exemplo: Diante do meu corpo trêmulo seu olhar me seduzia.

Aqui neste contexto, torna-se perceptível que o pronome “seu”, também classificado como possessivo, agora substitui o substantivo “pai”.

1ª pessoa do discurso (eu) → meu, minha, meus, minhas. 2ª pessoa do discurso (tu) → teu, tua, teus, tuas. 3ª pessoa do discurso (ele) → seu, sua, seus, suas.

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos).

Portanto, somente faça uso dos pronomes quando eles estiverem adequados às pessoas do discurso convenientes, ou seja: “teu” faz referência à segunda pessoa do singular, tendo em vista a forma verbal adequada; e “seu” à segunda pessoa indireta.