Quem criou o método 5 porquês?

Perguntado por: ccastro8 . Última atualização: 7 de julho de 2023
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Como nasceu a Teoria dos 5 Porquês? Nos anos 70, Taiichi Ohno, fundador da Toyota, popularizou sua teoria dos 5 Porquês dos problemas. Ele, além de fundador da Toyota, também é o criador do Kanban, aquele método incrível de organização de tarefas.

A técnica dos 5 Porquês surgiu na década de 30 e foi criada por Sakichi Toyoda, fundador das Indústrias Toyota. Desde o seu surgimento, a ferramenta vem sendo muito utilizada devido a sua simplicidade e eficiência.

Visando encontrar a causa e não os sintomas dos problemas, a técnica dos 5 porquês busca eliminar o conteúdo superficial e chegar no centro do problema: a sua real causa. Dessa forma, o método consiste em perguntar cinco vezes “por quê?”, sendo que o porquê seguinte sempre faz relação com a causa do anterior.

A aplicação dos 5 Porquês é bastante simples: ao identificar um problema, pergunta-se “por que” por cinco vezes, até chegar a causa do problema. É importante esclarecer que “cinco” é apenas um número sugerido pelo método.

A diferença entre estes métodos reside, principalmente, no foco da atuação. Enquanto a FMEA (Análise dos Modos de Falhas e Efeitos) dirige as suas atenções para algo que poderá ocorrer - se nada for feito, a metodologia dos 5 Porquês estuda as falhas crônicas - aquelas que acontecem com uma certa constância.

Desenvolvido pela Ford Motor Company durante os anos de 1960 e 1970, o 8D (também conhecido como “8 disciplinas para resolução de problemas”) é uma ferramenta para a solução de problemas que visa a identificar e tratar de forma eficaz problemas recorrentes.

A principal limitação do método dos 5 Porquês é evidente: como segue uma lógica linear, tende a chegar a apenas uma causa raiz. Por esse motivo, não é prático quando se acumulam diversos “caminhos de investigação” ou há múltiplas causas raiz.

O Kaizen, de origem japonesa, é considerado uma das ferramentas mais utilizadas quando se trata de melhoria contínua ou produção enxuta. Criada pelo engenheiro japonês Taichi Ohno, significa "fazer bem" ("kai" = fazer; "zen" = bem), e tem como princípios a eliminação dos desperdícios e a mudança incremental.

PDCA é uma das ferramentas mais populares para proporcionar a melhoria contínua dentro das organizações. Este método divide a administração de processos em quatro etapas, simplificando sua gestão e favorecendo mudanças positivas.

O Diagrama de Ishikawa (conhecido também por Diagrama de Causa e efeito ou Diagrama de espinha de peixe) é uma ferramenta visual para levantar todas as possíveis causas de um problema e assim descobrir quais são as verdadeiras causa-raízes do problema.

Os times que aplicam o Kaizen costumam realizar um estudo de todos os problemas que precisam ser solucionados. Então, eles irão verificar se soluções fáceis podem ser aplicadas ou se há necessidade de aplicar o ciclo PDCA para agilizar e melhorar o entendimento dos processos.