É necessário ensinar gramática?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O ensino de gramática é importante tanto na escrita quanto na fala, até porque nós estamos inseridos em uma sociedade contemporânea, na qual nossa aprendizagem é medida para ingressarmos no mercado de trabalho por meio de concursos públicos que exigem dos concorrentes uma gramática contextualizada, que depende das ...

O ensino da gramática torna-se útil e necessário para o desenvolvimento da competência de escrita na medida em que à instrução gramatical são atribuídas duas funções principais: i) oferecer aos alunos o conjunto de regras e de conhecimentos sobre a língua de que necessitam para que, enquanto escrevem um texto, possam ...

O uso da gramática em sala de aula
Deve ser também para desenvolver, um ensino harmonioso na relação entre o ensino da gramática normativa e a contextualizada, sem descartar as nomenclaturas, terminologias e regras, as quais são fundamentais para o desenvolvimento social e cultural dos alunos.

É um ótimo livro para estudantes de Letras, e principalmente para aqueles que querem seguir a profissão de professor e/ou que querem se especializar em gramática. Também é um ótimo livro para ser usado em teses e projetos de TCC, caso o seu tema se encaixe na proposta do autor.

Conhecer e compreender a função dos nomes e dos pronomes para a construção de sentidos, indo além do mero estudo de nomenclaturas gramaticais, possibilita desenvolver nos alunos a competência linguística.

Use brincadeiras e dinâmicas
Um jogo de erros com palavras — para ela indicar a escrita correta — é um ótimo exemplo. Brincar de jogo da memória com imagens e palavras também é uma boa opção. Além disso, você pode comprar jogos de tabuleiro que abordam a formação de palavras ou a escrita de textos.

O ensino de Língua Portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem em suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, pois o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento.

A ordem de estudos é a seguinte:

  1. Frase.
  2. Oração.
  3. Período.
  4. Sujeito e predicado.
  5. Termos integrantes das orações.
  6. Termos acessórios das orações.
  7. Orações coordenadas.
  8. Orações subordinadas.

Utilize textos que exemplifiquem a relação entre os verbos e os tipos textuais, como as anedotas, que permitem ao estudante perceber com facilidade o uso dos verbos no pretérito; os manuais, que exploram o imperativo, e o artigo de opinião, que denota fatos no presente.

A gramática, em sala de aula, deverá ser contextualizada. O objetivo de estudar as regras é botá-las em prática e fazer com que os alunos compreendam os textos de forma plena; Diferentes vozes, com diferentes formas de escrita e opiniões, devem ser apresentadas aos alunos.