O que é discrição no trabalho?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Job Description: Como Descrever Vagas Perfeitamente? Tempo de Leitura: 9 minutos A job description ou descrição do trabalho é o conjunto de todas as informações relevantes para ofertar uma vaga de emprego como tarefas, responsabilidades, salário, competências, experiência, etc.

A descrição de cargos e funções é uma documentação que relata quais são as posições ocupadas e atribuições de cada funcionário da empresa. O objetivo da descrição de cargos é tornar claras as atividades exercidas e o que se espera do profissional que ocupa a função.

O formato mais comum de descrição de cargo inclui o título da vaga, a missão, as atividades que deverão ser prestadas pelo colaborador, a formação e a experiência exigida. Já a análise de cargos deve ser executada pelo profissional de Recursos Humanos com o objetivo de realizar uma investigação sobre o cargo em aberto.

Isso porque descrição tem origem no latim “descriptione” e significa o ato de descrever, ou seja, de contar algo de maneira minuciosa. A palavra discrição também é originária do latim “discretione” e diz respeito à qualidade de alguém em ser discreto, reservado ou de agir com sensatez e modéstia.

Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.

7 Atitudes Para Ter Mais Sutileza no Dia a Dia

  1. 1 – Mantenha a Discrição. ...
  2. 2 – Fale de Forma Tranquila. ...
  3. 3 – Evite Se Envolver em Discussões Acaloradas. ...
  4. 4 – Peça Desculpas ao Cometer um Erro. ...
  5. 5 – Faça Gentilezas. ...
  6. 6 – Dê Atenção Para as Outras Pessoas. ...
  7. 7 – Siga as Regras Básicas de Boas Maneiras.

Como lidar com colegas de trabalho que falam demais

  1. Descubra qual é o problema. Quando o seu colega começa a falar pelos cotovelos? ...
  2. Elabore um plano. Se você decidir conversar com seu colega sobre o fato de ele falar demais, pense bem em como e quando fará isso. ...
  3. Seja breve e objetivo.

Descuidar da higiene, vestir-se de maneira desleixada e deixar de lado algumas regras de etiqueta social, como arrotar em público, são consideradas atitudes grosseiras e prejudiciais para a carreira. Por outro lado, arrumar-se em público também não é recomendado.

A esse registro é dado o nome de organograma. Nele, deve estar descrita toda a estrutura organizacional da empresa, incluindo a divisão do trabalho por funções e departamentos. Quando bem-elaborado, o organograma responde às principais questões sobre cargos, equipes, responsabilidades, processos e fluxos de trabalho.

Com a análise dos cargos é possível identificar aqueles colaboradores que se encaixam nos requisitos exigidos pelos cargos, aqueles que obtêm maior capacidade, habilidade ou conhecimento. Para motivar e engajar, esses colaboradores precisam ser bem remunerados e valorizados pela organização.

Saiba como definir funções e salários para cada vaga disponível

  1. Levante as responsabilidades e impactos organizacionais de cada cargo. ...
  2. Pesquise o mercado antes de definir funções e salários. ...
  3. Defina uma política de benefícios. ...
  4. Fique atento às leis trabalhistas de cada área.

Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação.

Descrever os cargos é importante porque permite que a área de recursos humanos tenha uma visão ampla sobre a estrutura da empresa e, dessa forma, possa administrar melhor os colaboradores e suas respectivas funções e responsabilidades.