O que é complemento nominal 10 Exemplos?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição. Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. Note como “filme de terror” completa o significado do substantivo “medo”.

Complemento nominal e complemento verbal
Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo. Exemplos: As crianças têm medo do escuro. (“do escuro” é complemento nominal do substantivo “medo”)

O complemento nominal é o termo da oração que, sempre precedido por uma preposição (de, a, com, em, por,…), completa o sentido de um substantivo abstrato, de um adjetivo ou de um advérbio que, sozinhos, têm significado incompleto, necessitando do complemento nominal para completar o seu sentido.

Complemento nominal é um termo integrante da oração, acompanhando e completando o sentido de substantivos abstratos, adjetivos ou advérbios. É precedido de preposição. O complemento nominal acompanha e completa o sentido de substantivos abstratos, adjetivos e advérbios.

“de barata” é complemento nominal, porque completa o sentido de um nome, que é o substantivo medo (Tem medo do quê?). Pelo fato de completar o substantivo, ele é indispensável na oração, sendo assim, um complemento nominal.

Complemento ou complemento opcional é a informação que serve para dar a localização exata da sua residência. O número do seu apartamento pode ser o complemento do seu endereço. Você já deve ter se deparado com esse item no preenchimento de cadastros, no espaço dedicado às informações sobre o seu endereço.

Significado de Nominal
adjetivo Que faz referência a nome, designação de algo ou de alguém. Que se passa em nome de alguém, emitido em favor de uma pessoa; nominativo: cheque nominal, título nominal. Que pode conter nomes ou lista composta por nomes. Que se faz designado pelo nome: votação nominal, voto nominal.

Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.

A diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal é a sua função. Enquanto o adjunto adnominal é usado para caracterizar um substantivo, o complemento nominal é usado para completar o sentido de um substantivo, um adjetivo ou um advérbio.

Exemplos:

  • Ana vende livros. (livros = objeto direto)
  • O pai abraçou o filho. (o filho = objeto direto)
  • Você conhece o José? (o José = objeto direto)
  • Convidei meus amigos para a festa. (meus amigos = objeto direto), (para a festa = objeto indireto).

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

- O complemento nominal refere-se somente a substantivos abstratos (no caso em questão, à fuga), advérbios e adjetivos. - O adjunto adnominal refere-se somente a substantivos, tanto concretos quanto abstratos. - O complemento nominal jamais indica posse.