Qual é a origem da palavra argumento?

Perguntado por: lbelchior . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

A definição e tipologia do argumento. Etimologia da palavra argumentação, de origem latina “arguere” que significa: mostrar antes de demostrar; apresentar antes de provar. Pode ser considerado também como afirmação que participa da persuasão.

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

Significado de Argumentação
Troca de argumentos, de ideias, de pontos de vista opostos; discussão. Conjunto de argumentos de quem busca convencer alguém sobre alguma coisa: argumentação sobre a influência da religião no Estado. Etimologia (origem da palavra argumentação). Do latim argumentatio.

O que é argumentar? Argumento é o conjunto de sentenças estruturado, normalmente por meio de palavras, que expõe um determinado raciocínio na busca de justificar, apoiar ou provar a verdade de uma outra sentença. Em Lógica, as sentenças articuladas pelo argumento como ponto de partida chamamos premissas.

Sinônimo de argumento

  1. Alegação: 1 alegação, argumentação, razão, fundamento, justificativa, premissa, pressuposto, pretexto, considerando, recurso.
  2. Raciocínio: 2 raciocínio, reflexão, exposição, discurso, especulação, silogismo.
  3. Refutação: ...
  4. Debate: ...
  5. Prova ou indício: ...
  6. Enredo de cinema, teatro, televisão:

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento. Vista por outro ângulo, poderemos dizer que a argumentação mal empregada gera o conflito, a agressividade e males maiores. Portanto, para crescer é preciso utilizar a argumentação para o bem.

  • Argumento de autoridade. É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela. Para que a argumentação seja convincente é necessário levar o leitor a um “beco sem saída”, onde ele seja obrigado a concordar com os argumentos expostos.

Um ARGUMENTO compõe-‐se de duas partes: premissas, ● um conjunto de sentenças, que são as PREMISSAS. conclusão ● uma sentença, que é a CONCLUSÃO.

Confira agora os principais tipos de argumentos, bem como maneiras de utilizá-los dentro do seu texto!

  • 1- Argumentos de autoridade.
  • 2-Argumentos de comprovação.
  • 3- Argumentos de exemplificação.

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão.

Uma opinião (exceto a tal 'opinião bem fundamentada', que muitas vezes é, na verdade, um argumento) é apenas uma escolha arbitrária de ideias fundamentados nas preferências individuais de alguém. Já os argumentos surgem da análise, reflexão crítica, raciocínio lógico e informação a respeito do assunto.

Tipos de argumentação

  1. Argumento de autoridade. Você já deve ter visto que para elaborar alguns textos, especialmente jornalísticos, é comum que os autores recorram a opinião de especialistas, certo? ...
  2. Argumento por comprovação. ...
  3. Comparação. ...
  4. Causa e consequência. ...
  5. Exemplificação. ...
  6. Enumeração. ...
  7. Alusão histórica.

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

Crenças e opiniões não são argumentos. Mais precisamente, crenças diferem de opiniões, que diferem de fatos, que diferem de argumentos. Um fato é algo que pode ser provado verdadeiro.