Qual o advérbio de muito?

Perguntado por: obarbosa9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.

Advérbio de afirmação
certamente, com certeza, decerto, efetivamente, por certo, realmente, seguramente, sem dúvida, sim.

A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).

Os advérbios de intensidade servem para intensificar VERBOS, ADJETIVOS e OUTROS ADVÉRBIOS. Ele sempre teve muito dinheiro. (Nessa frase, o termo 'muito' NÃO É ADVÉRBIO. É PRONOME, pois expressa quantidade de dinheiro, é associado a um substantivo, o que não faz o advérbio.)

Obrigada pela atenção. Muito é um advérbio de quantidade que está a intensificar o sentido do indefinido poucos. Não concorda com poucos precisamente porque se trata de um advérbio, e os advérbios são palavras invariáveis.

→ Advérbio de modo
Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita. São palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo.

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Advérbio de Modo: como o próprio nome diz, são as palavras que definem o modo da ação, ou seja, como ela ocorreu. Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar.

advérbio. 4. Usa-se para formar o grau superlativo absoluto analítico de adjectivos e advérbios (ex.: ela é muito alta; são imagens que muito raramente coincidem).

Constatamos que em todos os casos a palavra em questão, representada por “muito”, permanece invariável, sem nenhuma flexão. Diante desse aspecto, afirmamos que se trata de um advérbio.

quando a palavra que anteceder o adjetivo e tiver o valor de quão, será advérbio de intensidade. Observe, então, as seguintes frases: Que linda você é! Que bagunça!

bem, mal, assim, pior, melhor, depressa, devagar, à toa, às pressas, à vontade, rapidamente, calmamente, infelizmente (e a maioria dos advérbios terminados em -mente), etc. não, absolutamente, tampouco, nunca, de modo algum, de forma alguma, etc.

Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira.

substantivo masculino Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. expressão Muito e muito.

Advérbios interrogativos
Por se empregarem nas interrogações diretas e indiretas, os seguintes advérbios de causa, de lugar, de modo e de tempo são chamados INTERROGATIVOS: DE CAUSA: por que? Por que não vieste à festa? Não sei por que não vieste à festa.