Qual é a função do predicativo?

Perguntado por: emata . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

O predicativo do sujeito é o elemento da frase que tem a função de dar ao sujeito uma qualidade ou uma característica específica. Isso é feito através da conexão entre o sujeito e um verbo de ligação.

O predicativo do sujeito é um termo que classifica o sujeito da oração, estando ligado a este por meio de alguns verbos que indicam estado permanente ou transitório. O predicativo do sujeito é um termo localizado no predicado da oração que serve para qualificar ou classificar o sujeito.

O predicativo aponta uma característica do sujeito da oração. Ouça o texto abaixo em aúdio! Predicativo do sujeito é a parte de uma oração que aponta qualidade, estado ou condição do sujeito. Ele pode ser formado por um adjetivo, substantivo ou pronome.

Predicativo do sujeito é o termo que atribui uma característica ao sujeito através de um verbo de ligação. Exemplos: A vista é linda! Eles parecem felizes.

O predicativo do sujeito aparece maioritariamente no predicado nominal, juntamente com um verbo de ligação. Os verbos de ligação, também chamados de verbos não nocionais ou copulativos, ligam uma característica ao sujeito, indicando um estado. Não indicam uma ação realizada.

A função sintática de predicativo é, como quase todas as funções sintáticas, decorrente do tipo de verbo que a seleciona, sendo por isso apenas atualizada com verbos ditos predicativos. A TLEBS especifica um conjunto de informações linguísticas relativas à concordância entre sujeito e predicativo do sujeito.

Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO. PREDICATIVO DO SUJEITO: termo que caracteriza o sujeito da oração.

De uma forma muito simplificada, expressão predicativa é o mesmo que predicador; estes dois termos são praticamente equivalentes a verbo, na perspectiva do valor semântico e lógico deste.

Dessa forma, as funções sintáticas são as seguintes:

  • Essenciais: sujeito e predicado.
  • Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.
  • Acessórios: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.

Essa categoria tem o objetivo de atribuir características a outros elementos de uma oração. Por isso, é comum que as pessoas se confundam. Mas a diferença entre eles é simples: enquanto o predicativo do sujeito define uma qualidade do sujeito, o predicativo do objeto define uma qualidade do objeto da oração.

Predicado nominal
Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade). Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo: Alan está feliz. (núcleo: feliz)

Verbos significativos, também chamados de plenos ou nocionais, são verbos que indicam uma ação, podendo ser transitivos diretos ou indiretos e intransitivos. Atuam como núcleo de um predicado verbal ou verbo-nominal.

O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).

Predicativo do Objeto x Complemento Nominal
A diferença entre os dois é que o predicativo do objeto dá uma característica ao objeto, do tipo “o objeto é + predicativo do objeto”. O complemento nominal completa o sentido do objeto.