O que é uma estratégia argumentativa?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Estratégias argumentativas são mecanismos fundamentais para que a sua redação – se a proposta for um texto opinativo, por exemplo – alcance o seu objetivo: defesa de posicionamento. Em um texto de opinião, nosso objetivo é apresentar e defender um posicionamento crítico.

Já nesse caso, a estratégia argumentativa pode ser construída a partir da oposição entre dois lados de um mesmo fato. Nessa construção, normalmente, se apresenta o lado positivo e o lado negativo, fazendo uma comparação entre eles. Com esse recurso, você mostra que conhece bem o assunto e reconhece aquilo que gera.

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.

Significado de Argumentativo
Desenvolvido com lógica, por meio de argumentos racionais, falando especialmente do discurso: apresentou uma posição argumentativa em relação à decisão do governo.

  • Argumento de autoridade. É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Já as estratégias argumentativas dizem respeito às formas como esses argumentos podem ser apresentados dentro do texto. Ou seja, se referem a organização dessas ideias. Na redação do Enem, essas estratégias são utilizadas com o objetivo de convencer o leitor de que a sua tese é a mais adequada.

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

7 tipos de argumentos e como usá-los

  • Argumento de evidência. Método muito usado no meio jornalístico e acadêmico-científico, esse se apoia fundamentalmente na análise de dados, como estatísticas, e provas concretas. ...
  • Argumento de referência histórica. ...
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento de associação. ...
  • Argumento de enumeração.

Características

  1. Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
  2. Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;
  3. Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;
  4. Uso da norma-padrão da língua portuguesa.

Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato.

Gêneros textuais de texto argumentativo

  • Editorial Jornalístico.
  • Resenha.
  • Artigo de opinião.
  • Ensaio.
  • Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

Os principais tipos de argumentos para usar na redação

  • 1- Argumentos de autoridade.
  • 2-Argumentos de comprovação.
  • 3- Argumentos de exemplificação.

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.