O que é uma estratégia argumentativa?
Estratégias argumentativas são mecanismos fundamentais para que a sua redação – se a proposta for um texto opinativo, por exemplo – alcance o seu objetivo: defesa de posicionamento. Em um texto de opinião, nosso objetivo é apresentar e defender um posicionamento crítico.
Como identificar a estratégia argumentativa
Já nesse caso, a estratégia argumentativa pode ser construída a partir da oposição entre dois lados de um mesmo fato. Nessa construção, normalmente, se apresenta o lado positivo e o lado negativo, fazendo uma comparação entre eles. Com esse recurso, você mostra que conhece bem o assunto e reconhece aquilo que gera.
O que é argumentativa exemplo
Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.
O que é uma argumentativa
Significado de Argumentativo
Desenvolvido com lógica, por meio de argumentos racionais, falando especialmente do discurso: apresentou uma posição argumentativa em relação à decisão do governo.
Quais são os 5 tipos de argumentos e exemplos
- Argumento de autoridade. É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto. ...
- Argumento histórico. ...
- Argumento de exemplificação. ...
- Argumento de provas concretas. ...
- Argumento de comparação.
O que é estratégia argumentativa na redação
Já as estratégias argumentativas dizem respeito às formas como esses argumentos podem ser apresentados dentro do texto. Ou seja, se referem a organização dessas ideias. Na redação do Enem, essas estratégias são utilizadas com o objetivo de convencer o leitor de que a sua tese é a mais adequada.
Quais são os 6 tipos de argumentos
A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.
Quais são os 7 tipos de argumentos
7 tipos de argumentos e como usá-los
- Argumento de evidência. Método muito usado no meio jornalístico e acadêmico-científico, esse se apoia fundamentalmente na análise de dados, como estatísticas, e provas concretas. ...
- Argumento de referência histórica. ...
- Argumento de autoridade. ...
- Argumento de associação. ...
- Argumento de enumeração.
Como fazer uma argumentativa
Características
- Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
- Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;
- Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;
- Uso da norma-padrão da língua portuguesa.
Qual é o objetivo da argumentação
Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato.
Quais são os tipos de texto argumentativo
Gêneros textuais de texto argumentativo
- Editorial Jornalístico.
- Resenha.
- Artigo de opinião.
- Ensaio.
- Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
O que é argumentação e quais os tipos
Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.
Quais argumentos usar na redação
Os principais tipos de argumentos para usar na redação
- 1- Argumentos de autoridade.
- 2-Argumentos de comprovação.
- 3- Argumentos de exemplificação.
Como identificar os argumentos
Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.
Como saber qual é o argumento de um texto
Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.