Qual a linguagem de um texto argumentativo?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

A linguagem utilizada normalmente é impessoal e objetiva.

A Argumentação é um recurso retórico da linguagem utilizado na produção de textos argumentativos, o qual apresenta um conjunto de proposições, promovendo assim o diálogo e reflexões críticas. Um bom texto argumentativo inclui a clareza de ideias e o uso correto das normas gramaticais, ou seja, a coerência e a coesão.

Como exemplos de texto argumentativo, temos a crônica argumentativa, a carta argumentativa, o editorial e o texto dissertativo-argumentativo.

Os textos formais exigem a impessoalização da linguagem. Isso significa que, às vezes, é necessário omitir os agentes do discurso para ocultar nossa opinião pessoal e as diversas vozes que compõem um texto.

O texto argumentativo apresenta um ponto de vista e tem o objetivo persuadir e convencer o leitor a concordar com a ideia defendida. Para isso, o autor deve utilizar estratégias argumentativas, como a apresentação de dados, citações e alusões históricas.

A linguagem verbal consiste no uso de palavras escritas ou faladas. Podemos citar as conversas do cotidiano. A linguagem não verbal é quando usamos apenas imagens, gestos, silêncio, barulhos etc. para efetivarmos um significado.

No entanto, de maneira geral, os textos expositivos apresentam uma linguagem considerada neutra, isto é, impessoal, na terceira pessoa. A comunicação precisa ser clara e acessível ao público-alvo. É muito comum a presença da descrição em textos expositivos.

Veja o que as pessoas perguntam sobre texto dissertativo argumentativo e a sua estrutura: Como deve ser a estrutura da redação? A estrutura básica de uma redação dissertativa argumentativa inclui: introdução (tese), desenvolvimento (argumentos) e conclusão (síntese e reforço da tese).

Trata-se de um gênero textual em que o autor defende seu ponto de vista sobre determinado assunto a partir de seus argumentos e conhecimentos acerca do tema. Em outras palavras, é escrever seguindo suas convicções, explicando os porquês de você pensar daquela forma.

O texto dissertativo-argumentativo apresenta um ponto de vista e tem como objetivo persuadir e convencer o leitor a concordar com a ideia defendida. Já um texto dissertativo-expositivo busca expor um ponto de vista sem a necessidade de convencer o leitor.

Tem como foco o referente ou assunto da mensagem, e as informações são transmitidas de forma direta e objetiva, sem margem para ambiguidades ou duplo sentido. Essa função é muito utilizada em textos jornalísticos e de caráter científico. Exemplo: “Avião faz pouso de emergência e deixa passageiros nervosos”.

Marcas linguísticas são os termos (as palavras) que fazem parte dos enunciados e que, obviamente, fazem parte da língua. Exemplo: «Este vai ser o meu próximo empreendimento: "sombra e água fresca".»