Qual é a diferença entre persuadir e argumentar?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Argumentar é a arte de convencer e persuadir, é entender a razão do outro, demonstrando, provando; significa não estar contra o outro e sim junto ao outro.

Convencer mexe com a razão. Persuadir e influenciar mexe com a emoção das pessoas. São habilidades de comunicação muito buscadas hoje em dia em todas áreas. Os líderes, os políticos e a publicidade usam muita persuasão e influência.

Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato.

O que é Persuasão:
Persuasão é o substantivo feminino com origem no termo em latim persuadere, e consiste no ato de persuadir ou convencer. O conceito de persuasão está intimamente ligado com crença e convicção, porque persuadir alguém significa fazem com que essa pessoa acredite ou aceite uma determinada ideia.

substantivo feminino Ação de fazer com que alguém acredite ou passe a acreditar em: convenceu o chefe com o poder de persuasão de seus argumentos. Ação de persuadir, de convencer alguém sobre alguma coisa ou fazer com que essa pessoa mude de comportamento e/ou opinião.

Enquanto um discurso argumentativo se utiliza de dados e informações factuais para se sustentar, a persuasão utiliza esse discurso argumentativo, associado à outros princípios de retórica, psicológicos e comportamentais. Existem inúmeras práticas de persuasão. Algumas mais voltadas para aplicação em vendas.

1 aconselhar, compenetrar, animar, concitar, condicionar, convencer, encabeçar, encasquetar, encorajar, entusiasmar, estimular, exortar, imbuir, impelir, impulsionar, incentivar, incitar, induzir, instigar, levar, mover, seduzir, sugestionar, vencer.

Uma argumentação é um texto oral ou escrito cuja finalidade é demonstrar, mediante raciocínios lógicos, a validade de um ponto de vista, de uma opinião ou de uma perspectiva, e, ao mesmo tempo, persuadir os interlocutores ou chamá-los à ação. Por exemplo: uma campanha política.

O que são argumentos:
Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

Opinar: emitir opinião. Argumentar: discutir apresentando e contrapondo razões que através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão. Discutir: debater, polemizar, defender.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.