É proibido concordância nominal?
A expressão “é proibido”, bem como “é preciso”, “é necessário”, “é bom”, “é permitido” permanecem invariáveis em gênero (masculino) e número (singular), quando o artigo “a” não aparecer. Assim, observe os exemplos: A entrada de crianças menores de 6 anos é proibida. É proibido falar ao celular neste local!
Qual é a regra de concordância para a expressão é proibido
Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.
É proibida entrada está correto
Nesse caso, em que há a presença do artigo “A” antes do substantivo “ENTRADA”, deve-se usar a forma “É PROIBIDA A ENTRADA”. Se não houvesse o artigo, o opção adequada seria “É PROIBIDO ENTRADA”. Seria o mesmo que dizer ou escrever “É PROIBIDO ENTRAR”. Exemplo: “É proibida a entrada de alunos neste recinto”.
Como saber se é concordância nominal
A concordância nominal ocorre quando artigos, adjetivos, pronomes, numerais e outros termos que acompanham o substantivo concordam em gênero e número.
É proibido sujeito
Quando o sujeito for tomado em sua generalidade, sem nenhum determinante, o verbo ser – ou qualquer outro verbo de ligação (estar, parecer, ficar, permanecer, continuar) – ficará no singular, e o predicativo do sujeito, no masculino, singular.
É proibido ou proibida a entrada de cachorro
- no masculino, invariável, quando não há artigo ou preposição determinante e a frase é mais geral: "Proibido entrada de animais"; - no masculino ou no feminino, se houver elemento definidor: "Proibida a entrada de animais", "Proibido o ingresso de espectadores".
É proibida a entrada de cães
Pela lei municipal de São Paulo, número 10.309, é proibida a permanência ou entrada de animais em estabelecimentos onde se preparem, manipulem, fabriquem ou vendam produtos alimentícios.
Como usar proibida
Concordância com a presença de um artigo
Assim, a presença do artigo definido a determina o substantivo, exigindo a concordância em gênero e número do adjetivo. É proibida a presença de menores de idade. É proibida a entrada de crianças desacompanhadas. É proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.
É proibido a venda ou é proibida a venda
Bueno, a regra diz que a expressão “é proibido” só concorda com o substantivo se vier acompanhada de artigo ou pronome que determine o tal substantivo. Na placa temos: É proibido a passagem...
O que é uma concordância nominal exemplos
Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.
Quais são as 7 regras de concordância nominal
Confira quais são:
- Um substantivo + um adjetivo.
- Mais de um substantivo + um adjetivo.
- Concordar com o substantivo mais próximo.
- Concordar com todos os substantivos.
- Inserir o artigo antes do último adjetivo.
- Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.
Qual é a regra de concordância nominal
O núcleo do sintagma nominal é o substantivo, por isso todos os seus determinantes devem estar em harmonia com ele, esse é o princípio da Concordância Nominal. Todos os elementos que compõem a oração precisam estar em harmonia, ou seja, em concordância.
É proibido e é proibida
Na há concordância entre sujeito e complemento. O certo seria: É proibida a entrada de estranhos. “Proibida”, neste caso, concorda com “entrada”. Agora observe: É proibido vender bebida alcoólica para menores de idade.