O que é descrição e análise de cargos?

Perguntado por: lfelix . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Um programa de descrição e análise de cargos produz subsídios para o recrutamento e seleção de pessoas, para identificação das necessidades de treinamento, elaboração de programas de treinamento, para planejamento da força de trabalho, avaliação de cargos e critérios de salários, etc.

O objetivo da descrição de cargos é tornar claras as atividades exercidas e o que se espera do profissional que ocupa a função. Nela, deve constar ainda a formação necessária e algum conhecimento específico que seja essencial ao trabalho no dia a dia.

Faça uma descrição clara
Para isso, você deve fazer uma descrição objetiva. No entanto, evite generalizações e abordagens muitos resumidas. Traga as informações mais relevantes, com a descrição do cargo detalhada, para que o candidato possa entender se a posição em aberto se encaixa no perfil dele.

Com a análise dos cargos é possível identificar aqueles colaboradores que se encaixam nos requisitos exigidos pelos cargos, aqueles que obtêm maior capacidade, habilidade ou conhecimento. Para motivar e engajar, esses colaboradores precisam ser bem remunerados e valorizados pela organização.

Os primeiros passos são examinar a estrutura da organização total e de cada cargo para definir quais as informações requeridas pela análise de cargos, depois selecionar os cargos a serem analisados e ajustar os dados necessários para análise, e por último preparar as descrições e especificações de cargos.

As especificações do cargo dizem respeito aos requisitos. Pontes (2013) os divide em quatro áreas: mental, física, responsabilidades e condições de trabalho, sendo cada uma subdividida em fatores. Assim, a área mental, por exemplo, pode contemplar requisitos como formação, conhecimentos e experiências.

Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação.

Você é supervisionado por alguém? Como o seu superior supervisiona o seu trabalho? Quais as decisões que você precisa tomar no desempenho do seu cargo? Na sua função você tem acesso a documentos ou dados confidenciais?

A avaliação de cargos é essencialmente um processo de aferição. Fatôres que se consideram relevantes para a determinação do valor dos cargos são medidos de acôrdo com padrões, arbitràriamente escolhidos. As proporções de cada fator são somadas para cada cargo e os totais são convertidos em valôres monetários.

A Análise de Funções detém um papel estratégico no desenvolvimento das mais diversas práticas, contribuindo, consequentemente, para a sustentabilidade de uma dada organização. Este projeto teve como finalidade o desenvolvimento de uma monografia de funções, numa organização caracterizada pela sua micro dimensão.

Podemos entender que tarefas são as atividades desempenhadas pelo colaborador dentro da função. Então o cargo refere-se ao todo, a função se torna mais específica para o funcionário e a tarefa é as atividades que são exigidas pela função em que trabalha.