O que é uma crônica?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Na literatura e no jornalismo, uma crônica ou crónica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio.

As crônicas partem de um acontecimento do dia-a-dia, como por exemplo, uma fila de banco, um passeio no parque, a espera do ônibus no terminal. O cronista não descreve simplesmente os fatos, ele os usa como ponto de partida para uma reflexão ou para o simples entretenimento do leitor.

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano. Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.

As principais características da crônica são:
Textos de fácil compreensão, curtos e objetivos; O uso do humor crítico, irônico e sarcástico; Segue um tempo cronológico determinado; Linguagem simples e coloquial, utiliza de outros meios para atrair a atenção do leitor.

Como fazer uma crônica

  1. Primeiro passo: escolha o tema. ...
  2. Defina o tempo em que a narração se situa. ...
  3. Decida o espaço em que a situação se desenrola. ...
  4. Escolha os personagens. ...
  5. Defina o tipo de narrador. ...
  6. Escreva a sua crônica.

A crônica pode ser classificada em dois principais tipos: a crônica narrativa e a crônica argumentativa. A crônica narrativa, como o próprio nome diz, é uma narrativa curta com temática cotidiana envolvendo personagens, tempo, espaço, narrador e enredo.

A crônica é um gênero textual narrativo típico de jornais e revistas.

Portanto, a estrutura de uma crônica é formada por apresentação, desenvolvimento e conclusão. Porém, como os objetivos de cada crônica são variáveis, estes elementos também têm pequenas variações.

A principal diferença entre a crônica jornalística e a notícia é que a última se limita em descrever certa informação. Já a crônica vai além, colocando ênfase na forma ou no estilo em que está relatada.

Crônicas devem ser curtas, mas não tanto.
Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas. Entretanto, há crônicas mais ou menos longas. Os padrões variam.

A crônica narrativa é um gênero literário marcado pela brevidade de ações ocorridas em tempo e espaço determinados. As histórias geralmente apresentam diálogos ágeis, marcados pela possibilidade de se explorar o humor, com finais surpreendentes e/ou inusitados.