O que é paradigma?

Perguntado por: emata . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Paradigma é um conceito das ciências e da epistemologia que define um exemplo típico ou modelo de algo. É a representação de um padrão a ser seguido.

Paradigma é um modelo ou padrão a seguir. Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradeigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.

Exemplos de paradigmas

  • Paradigma positivista ou positivismo. Um paradigma de pesquisa bastante comum conhecido e consolidado em diversas universidades ao redor do mundo é o positivismo. ...
  • Pós-Positivismo. Já o Pós-positivismo consiste em uma forma mais branda de positivismo. ...
  • Paradigmas Interpretativos. ...
  • Paradigma pós-moderno.

De forma simplificada, paradigmas são premissas, ideias, convicções pessoais, que construímos ao longo da vida, influenciados pelo meio e alicerçado pela interpretação pessoal. Tudo isso foi instalado com sentimento e esse sentir instala o paradigma, ele mora em nosso inconsciente.

1 padrão, modelo, exemplo, protótipo, referência, regra, norma, arquétipo, molde, esquema, estalão. Exemplo: A direção pretende que os professores se inspirem em um paradigma educacional mais inovador.

São 4 paradigmas que pesquisadores destacam: exclusão, segregação, integração e inclusão. Esse histórico evolutivo dos quatro paradigmas foi uma realidade no mundo e no Brasil.

Segundo eles, na história da humanidade se colocam basicamente três paradigmas filosóficos: metafísico, epistemológico e lingüístico, ou então, o paradigma do ser, da consciência e da linguagem.

Alguns dos principais paradigmas utilizados hoje no mercado: Funcional. Lógico. Declarativo.

Um paradigma social pode ser definido como um conjunto de estereótipos que prevalecem no comportamento de um grupo social. No entanto, os paradigmas sociais são constituídos por um conjunto de crenças e conhecimentos que formam uma imagem ou visão em cada sociedade sobre como ver e compreender o meio ambiente.

O QUE SIGNIFICA QUEBRAR PARADIGMAS? Paradigmas são modos de conduta enraizados com o passar do tempo. A quebra de paradigmas, inclusive, nas empresas, é um desafio: significa romper um modo de pensamento ou ação já praticado e substitui-lo pela novidade.

Uma mudança de paradigma é uma expressão utilizada por Thomas Kuhn no seu livro Estrutura das Revoluções Científicas (1962) para descrever uma mudança nas concepções básicas, ou paradigmas, dentro da teoria científica dominante. É uma ideia em contraste com a de ciência normal.

Os paradigmas são como as lentes certas que permitem você enxergar o mundo ao seu redor e pelo seu modo. E se você não usar as lentes apropriadas para seus olhos, a sua visão ficará embaçada ou distorcida. Ou seja, a sua visão da realidade não seria possível.

Por vezes também chamado de paradigma ético-estético ou político-estético, este paradigma tem a pretensão de funcionar como uma proposição, mais que uma proposta, para suscitar nas mais diversas áreas, campos e práticas a problemática da criação ética e da recriação política, ambas, indissociáveis.

Thomas Kuhn foi um físico que desenvolveu a noção de paradigma, fundamental para uma nova compreensão do desenvolvimento da ciência.

Quebrar paradigmas e pensar fora da caixa são ações fundamentais para o crescimento e sobrevivência de uma organização empresarial. O que fazer quando estes paradigmas, essas crenças, impactam diretamente as pessoas, as empresas.