O que é prefixo?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Prefixo é o afixo que se acrescenta antes do radical, no acréscimo muda o sentido básico do radical.

O prefixo é aquilo que vem antes do radical para ampliar sua significação e formar nova palavra. O prefixo pode mudar de sentido e de forma dependendo do contexto. Por exemplo: des + graça = desgraça (normalmente o prefixo des– indica ideia contrária).

Prefixos são morfemas que se posicionam antes do radical, para formar novas palavras. Estes elementos são originários ou do grego ou do latim, e quando se ligam aos radicais, transformam o sentido da palavra. As palavras que se formam pelo acréscimo de afixos (prefixos e sufixos) a um radical são denominadas derivadas.

(Clique aqui). Hoje vou falar sobre UM sentido do prefixo VER-. "VER-" é um prefixo muito produtivo, ou seja, há muitíssimos verbos formados com ele. Ele é um prefixo SEMPRE inseparável: ou seja, o particípio dos verbos é formado sem o -ge- e a pronúncia dele é sempre átona.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Como vimos anteriormente, os prefixos são os afixos que compõem palavras quando são acrescentados antes do radical, ou seja, no início da palavra, mudando seu significado. Agora, é importante ressaltar que pesar dessa mudança de sentido, normalmente, o termo mantêm a classe gramatical a qual pertence.

Exemplos de sufixos diminutivos
um agente da ação: ferreiro, feirante, dentista, professor,... um nome de um lugar: dormitório, matadouro, padaria,... um agrupamento: arvoredo, casario, gritaria, dinheirama,... um nome técnico: bronquite, morfema, cloreto, sulfato,...

O prefixo “re” é de origem latina e possui 3 sentidos: repetição (recarregar, refazer, reler...), reforço (revigorar, rebuscar...) e retrocesso...

Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas. Eles são usados para formar novas palavras. A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois.

A ser considerada uma palavra composta e não uma palavra base, a dúvida prende-se também com o prefixo prae e o seu significado, uma vez que no verbo prepor (lat. prae+ponere) temos o significado de anterioridade ou posteridade na ação.

A essa unidade mínima significativa que integra a palavra é dado o nome de sufixo. Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.

9 Gram Processo empregado na formação de palavras pelo acréscimo ou pela extração de afixos: No processo de derivação prefixal, o uso do prefixo “in” em “feliz” forma a palavra “infeliz” e, na derivação sufixal, o sufixo “mente” acrescentado à palavra “feliz” forma a palavra “felizmente”.

É um termo utilizado nos sistemas de telefonia para discagem interurbana automática. O DDD é um código constituído por 2 dígitos (prefixos) e cada cidade ou região do país tem seu próprio código, que é adicionado a discagem para outro número com DDD diferente.

De- é prefixo originado no latim que exprime proveniência, causa, instrumento, posse, modo, dimensão, agente, carácter, estado, profissão, etc.