O que é dicção exemplo?

Perguntado por: dbarros3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

De maneira geral, a dicção é o modo como você pronuncia as palavras, incluindo cada sílaba e som. É, ainda, a maneira como você articula essas palavras, expressões e frases como um todo. Apenas por essa definição inicial, já é fácil notar o quanto a dicção está ligada à imagem de uma pessoa, ao que ela transmite.

A dicção é a maneira com que uma pessoa se articula e pronuncia frases ao comunicar algo. O profissional que sabe expor suas ideias com clareza e precisão possui uma boa dicção.

O Que é Dicção
Dicção é maneira como uma pessoa articula ou pronuncia as palavras. As pessoas que possuem uma boa dicção têm a capacidade de pronunciar as palavras de forma clara e correta o que facilita a compreensão e a comunicação.

Na lista de problemas mais recorrentes, relacionados à dicção, podemos citar: - Inversão ou até mesmo omissão de alguns fonemas. Exemplo: falar a palavra BRASA como BASA ou BRRRASA (intensificando o som do R ou excluindo-o da fala); - Troca de letras, como o R pelo L.

Então, aqui vão 3 dicas de como melhorar a dicção:

  1. Treine a sequência de vogais repetidas vezes, sempre fazendo um sorriso aberto e um bico: a, ô, ê, ó, i, u, é
  2. Leia trava-línguas.
  3. Capriche na articulação das vogais das palavras. Pegue textos e leia apenas as vogais.

Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.

Dicção nada mais é do que a maneira de articular e pronunciar as palavras de forma correta tornando a mensagem expressa mais compreensível. E a oratória condiz com a arte da comunicação por meio de técnicas que tornam a expressão de ideias do locutor mais adequada.

Trava-línguas para melhorar a dicção
Pode ser escrevendo o jogo de palavras em um papel. Assim, seu filho pode ler de forma clara o que está escrito e repetir sem erros o desafio. Alguns exemplos a seguir: Se os seis sábios são suscetíveis, seguramente sereis satisfeitos.

Essa arte — que permite que a pessoa, acima de tudo, persuada o ouvinte da veracidade do que ela está falando — chama-se oratória. A própria palavra significa “falar”. É usada em várias atividades, como política, direito, pregação religiosa e no comércio; quando se trata de levar o consumidor a comprar um produto.

1. Grave e ouça a sua voz. A primeira dica para quem quer saber como melhorar a dicção é gravar a si mesmo lendo um texto aleatório. Essa ação ajudará você a parametrizar os pontos que precisam ser melhorados, ouvir quais sílabas você tem mais dificuldade em pronunciar e os trechos que ficaram menos compreendidos.

Quais são os problemas de dicção mais comuns? - acrescentar sons de vogais inexistentes na escrita (por exemplo: nóis no lugar de nós). Os problemas de dicção podem acontecer devido a fatores físicos, que estão relacionados aos órgãos fonadores, dos quais falamos no tópico anterior.

Nesses contextos, ter uma boa dicção é muito importante, por vários motivos. Os principais são: Ser compreendido pelos demais. Às vezes, os problemas de dicção acabam interferindo na compreensão que os outros têm da nossa fala, colocando em risco que a nossa mensagem seja, de fato, clara.

fonoaudiólogo

Se quer saber como melhorar a dicção de vez, procure um fonoaudiólogo para o acompanhamento da sua fala.

Saiba como falar corretamente e se expressar bem

  1. 1 – Escute a si próprio. ...
  2. 2 – Corte as palavras de preenchimento e vícios de linguagem. ...
  3. 3 – Preste atenção à velocidade da fala. ...
  4. 4 – Use palavras simples. ...
  5. 5 – Observe a sua linguagem corporal.

Com o controle do volume da voz, você consegue falar com mais clareza e de modo mais audível. Tente ficar atento ao modo como a sua fala soa, além de ter consciência do que diz. Esse é outro exemplo de coisa que se pode praticar com um amigo ou com a ajuda de um gravador.

Afasia, Disartria e Distonia
São alterações de compreensão, articulação da fala e movimentação, mais comuns em idosos.