Como escrever um e-mail de solicitação exemplo?

Perguntado por: sfelix9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
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Estou a contactar por ... / Venho solicitar ... / Venho apresentar proposta ... [indicar o motivo pelo qual está a escrever o email de forma objetiva, sucinta e mencionando os detalhes importantes]. Anexo os documentos ... / a proposta ... / os comprovativos ... [descrever os anexos, se não existirem omita este passo].

Ao mandar um e-mail formal solicitando algo, deixe claro no assunto e no corpo do e-mail o que você espera que seja feito, a urgência e os prazos. Mencione apenas o necessário no e-mail, nada a menos e nada a mais. Seja educado e profissional, use “por favor” e “obrigado”.

Eu, (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), (dados necessários para identificação do remetente), residente no endereço (endereço), na qualidade de (posição do remetente), venho, por meio da presente carta, solicitar (pedido e justificativa).

Boas opções são:

  1. Prezado ou prezada.
  2. Caro ou cara.
  3. Estimado ou estimada.
  4. Senhora ou senhora.

Saiba como escrever um bom e-mail corporativo

  1. Seja específico ao escolher o assunto.
  2. Escolha a saudação mais adequada.
  3. Mantenha a sua mensagem objetiva.
  4. Comunique-se de forma clara.
  5. Tenha cuidado com os documentos anexos.
  6. Encerre com uma assinatura.
  7. Nunca envie antes de revisar.

Como usar a linguagem formal?

  1. Seja formal, mas simples. Ser formal não exclui a possibilidade de ser simples ao longo do seu discurso. ...
  2. Use a conjugação verbal adequada. ...
  3. Escreva considerando o destinatário da mensagem. ...
  4. Seja simpático. ...
  5. Mantenha a atenção do leitor do início ao fim.

Passo a passo para fazer um requerimento

  1. Escolha o tipo de requerimento que precisa. Quando uma pessoa faz um requerimento tem um objetivo, que é dirigir um pedido a alguém - um documento, uma ação, uma informação. ...
  2. Seja claro e atenda às formalidades. ...
  3. Escolha um modelo e preencha. ...
  4. Se preferir, crie o seu próprio modelo!

Formule seu pedido cuidadosamente.
Então, sem demorar, explique o que você quer. Faça uma pergunta direta para saber se a pessoa poderá ajudá-lo. Não dê espaço para nenhum mal entendido. Se o assunto é importante a ponto de você pedir um favor, deve tratá-lo diretamente.

Acto ou efeito de solicitar. 2. Rogativa; pretensão; pedido.

A abreviatura correta para atenciosamente é At. te ou Atte. Além disso, alguns guias de etiqueta recomendam que a forma mais delicada e elegante de finalizar uma mensagem é escrever o termo "atenciosamente" em sua forma por extenso, sem usar a palavra abreviada.

“Olá [nome do cliente], Sou [seu nome], e trabalho no setor de vendas da [nome da empresa]. Nós [faça uma breve descrição da empresa e soluções que ela fornece]. Acredito que podemos te ajudar e por isso estou entrando em contato.

O assunto de email é o que instiga o contato a abrir o email, ele é muito importante, pois, além disso, corresponde a toda experiência seguinte do usuário. Ao criar um assunto de email, deve-se considerar diversos fatores como: interesse, relevância, reputação, urgência e emoção.

Anexar um arquivo

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Gmail .
  2. Toque em Escrever .
  3. Toque em Anexar .
  4. Toque em Anexar arquivo ou Inserir do Google Drive.
  5. Escolha o arquivo que você quer anexar.

SAUDAÇÕES Redija sempre saudação inicial e final, com grau de formalidade adequado. “Prezado” e “atenciosamente” são maneiras bem formais de iniciar e terminar um e-mail. “Bom dia”, “olá”, “abraços” são maneiras menos formais, mas condizentes com mensagens para interlocutores mais próximos/conhecidos.