O que acontece com o cérebro quando falamos?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

De acordo com alguns estudos, as palavras são percebidas através de um centro especializado de recepção de palavras (área de Wernicke) que está localizado na junção temporoparietal esquerda. Essa região junto com o córtex frontal também são responsáveis pelo compreensão das palavras e articulação de frases.

Mas se desejamos falar, o cérebro envia comandos neurais para que os músculos possam estreitar a passagem do ar entre as pregas vocais, de forma que durante a expiração, o ar possa vibrá-las. Ao falamos produzimos vibrações muito rápidas, na ordem de 100 vezes por segundo (100Hz).

Na maioria das pessoas, o lobo frontal esquerdo controla a maior parte das funções envolvidas no uso da linguagem.

As evidências obtidas sugerem que a linguagem ativa múltiplas áreas do cérebro que respondem fortemente a estímulos linguísticos. Apesar das evidências da atividade cerebral relativas ao processamento, pouco se sabe sobre como compreendemos a linguagem: se pelo sentido de cada palavra ou pela sentença como um todo.

De problemas socioeconômicos a perdas repentinas, passando por más condições de trabalho, traumas na infância, relações tóxicas, mudanças significativas na rotina, uso de substâncias psicoativas e outros, muitos são os fatores que influenciam o surgimento das desordens mentais.

O transtorno da somatização, por muitas vezes, é motivo de preconceito na nossa sociedade. Você com certeza já ouviu falar que depressão, ansiedade e outras doenças psicológicas é frescura, invenção, ou até mesmo que a pessoa quer chamar a atenção dos outros. Com o transtorno da somatização não seria diferente!

É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura. Sem ele nós sairíamos por aí como 'marionetes ambulantes'.

Atualmente, os médicos declaram a morte a partir do momento em que o coração de um paciente deixa de bater. Quando isso acontece, as funções cerebrais terminam quase de imediato e a pessoa perde todos os seus reflexos.

Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.

Remetente/Emissor: é quem produz o enunciado e emite a mensagem para estabelecer a comunicação.

O desenvolvimento da linguagem se divide em dois estádios: pré – lingüístico, quando o bebê usa de modo comunicativo os sons, sem palavras ou gramática; e o lingüístico, quando usa palavras. No estádio pré – lingüístico a criança, de princípio, usa o choro para se comunicar, podendo ser rica em expressão emocional.

De acordo com Saussure, o circuito da fala funciona da seguinte maneira: Os conceitos e as representações dos signos linguísticos que se en- contram no cérebro do indivíduo A são transmitidos por um impulso aos órgãos da fonação (fenômeno psíquico).

Entretanto, existe um outro fator de igual importância que é a saúde emocional. Quando descuidamos do nosso psicológico abrimos espaço para doenças como depressão, ansiedade, compulsões, entre outras enfermidades psíquicas, as quais podem progredir em sintomas físicos, como gastrites, enxaquecas e até mesmo bruxismo.

Confira a seguir e entenda melhor o tema!

  1. Apresenta problemas de sono. ...
  2. Está sempre ansioso ou tenso. ...
  3. Humor se altera com facilidade. ...
  4. Tem se afastado das pessoas. ...
  5. Esquecimento frequente. ...
  6. 97 comentários sobre “5 sinais de quem possui transtornos mentais”