Como identificar um monócito?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os monócitos são os maiores leucócitos circulantes e têm citoplasma abundante. Umas das principais características deles é a presença de vacúolos citoplasmáticos, que geralmente não são visíveis nos linfócitos. Seu núcleo tem a forma de um rim, mas na maioria das vezes, apresenta formas variadas e irregulares.

Os monócitos que migram do sangue para os tecidos são denominados macrófagos, e são os responsáveis pela proteção dos tecidos. Linfócitos. Os linfócitos são as células que formam o tecido linfoide, que têm como principal função manter a imunidade.

Os monócitos são produzidos na medula óssea e depois entram no sangue, onde representam cerca de 1% a 10% dos glóbulos brancos circulantes (de 200 a 600 monócitos por microlitro de sangue [0,2 a 0,6 × 10 9 por litro]).

O linfócito típico é pequeno, com cromatina condensada e uma pequena quantidade de citoplasma visível de cor basofílica pálida. O núcleo de um linfócito em repouso é pouco maior que um eritrócito.

A monocitose, definida como número absoluto superior à 800 monócitos/mm3 de sangue, possuí diversas causas clínicas, como infecções crônicas, doenças imunológicas e malignidades.

Os monócitos são os maiores leucócitos observados em esfregaços de sangue e têm núcleo ovoide em forma de rim ou ferradura, localizado na periferia do citoplasma. O núcleo dos monócitos é mais claro do que o dos linfócitos. Grânulos azurófilos muito delgados estão presentes no citoplasma.

São elas:

  • – Monócito clássico: 85 a 90% dos monócitos circulantes. ...
  • Monócitos intermediários: 5 a 10% dos monócitos circulantes. ...
  • Monócitos não clássicos: 5 a 10% dos monócitos circulantes.

Os monócitos são um tipo de células brancas do sangue, relacionadas com os granulócitos, que também ajudam a proteger o organismo contra bactérias. Os monócitos que migram do sangue para os tecidos são denominados macrófagos, e são os responsáveis pela proteção dos tecidos.

Macrófagos e Monócitos
Os macrófagos originam-se dos monócitos, células sanguíneas formadas na medula óssea.

Leucograma (Série Branca)
O leucograma é a parte do hemograma que analisa os leucócitos, células de defesa subdivididas em diferentes tipos, de acordo com a morfologia e a função: neutrófilos, bastonetes, basófilos, eosinófilos, monócitos e linfócitos.

Os tipos de linfócitos que existe são os T, os B e os NK, também conhecidos como células natural killer. A sua produção , assim como acontece com as outras células do sangue, acontece na medula óssea a partir da célula-tronco.

Ainda, os linfócitos podem ser T ou B. Enquanto os do tipo T (ou células T) participam da imunidade celular e têm vida mais longa, os do tipo B (ou células B) produzem anticorpos e têm tempo de vida variável. Todos os tipos de linfócitos participam da memória imunológica e só podem reconhecer antígenos específicos.

Tipos de linfócitos

  • Linfócitos B (células B)
  • Linfócitos T (células T)
  • Células natural killer (NK)