Quais são os fungos mais comuns?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado.

Os fungos podem ser classificados em quatro divisões principais: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota.

Existem mais de 144 mil espécies de fungos, esses organismos pertencem ao Reino Fungi. Dentre essas espécies estão bolores, leveduras e cogumelos.

Dentre os fungos patogênicos humanos, quatro são os gêneros mais comuns: Candida , Aspergillus , Cryptococcus e Pneumocystis . Os fungos estão por toda parte, no solo, no ar, e não há como evitá-los.

O Reino Fungi é representado por organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares, sendo encontrados nos mais diversos tipos de ambientes. Entre os fungos, incluem-se os cogumelos, mofos, orelhas de pau, líquens, entre outros organismos.

Existem cerca de 1,5 milhões de espécies de fungos, embora apenas cerca de 100 mil esteja devidamente catalogada.

Fungos podem ser classificados em quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, ascomicetos e basidiomicetos. Fungos, junto com bactérias, atuam na decomposição da matéria orgânica. Fungos podem estabelecer diferentes relações ecológicas, tais como mutualismo e parasitismo. Fungos podem causar doenças em seres humanos.

Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.

Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases. Os dermatófitos são fungos encontrados no solo, em animais ou em humanos que digerem queratina e invadem a pele, os cabelos e as unhas, provocando uma série de manifestações clínicas.

Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.

Separamos as sete principais doenças causadas por fungos.

  1. Onicomicose. É uma infecção fúngica das unhas, e pode ser considerada uma doença bem difícil de tratar. ...
  2. Candidíase.
  3. Rinossinusite.
  4. Histoplasmose.
  5. Aspergilose e sinusite fúngica.
  6. Meningite fúngica.
  7. Pneumocistose.

Abaixo, listamos alguns dos mais perigosos fungos do mundo – que não inclui o famigerado Cordyceps, de The Last of Us.

  1. Mucorales. ...
  2. Candida auris. ...
  3. Aspergillus. ...
  4. Sporothrix. ...
  5. Fusarium.

Utilizar roupas, meias e calçados de material sintético; Utilizar chuveiros públicos, lava-pés, piscinas ou saunas; Compartilhar alicates de cutículas, tesouras e lixas não esterilizadas corretamente; Não enxugar a pele adequadamente, sobretudo entre os dedos dos pés, virilha e embaixo das mamas.

Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.