Qual exame detecta gordura no coração?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Angiotomografia é um exame de diagnóstico que permite a perfeita visualização de placas de gordura ou cálcio no interior das veias e artérias do corpo.

O painel lipídico mede os níveis de gorduras no sangue e pode indicar os riscos de um infarto, por exemplo, ou de outras doenças cardíacas.

Ecocardiografia. A ecocardiografia ou ecocardiograma consiste em um estudo anatômico do coração, ou seja, da estrutura desse órgão, o que inclui as suas dimensões, suas válvulas e seu padrão de contração. Por meio desse ultrassom, é possível acompanhar os batimentos cardíacos em tempo real através de imagens.

Ressonância Magnética Cardíaca
Também conhecida como Ressonância Magnética do Coração, é o exame de escolha para avaliação da função do coração e um dos mais completos para analisar o músculo cardíaco.

Em caso de sintomas como dor, inchaço, peso nas pernas, cansaço, perda de pelos, feridas, úlceras, formigamento, dificuldade para caminhar ou vermelhidão na perna, é recomendável consultar um cirurgião vascular para identificar e tratar o problema adequadamente. O que você sente quando tem uma veia entupida?

Unir uma alimentação saudável com exercícios físicos ajuda mais ainda no controle do colesterol e a manter a saúde do coração. Os exercícios aeróbicos, como pedalar e correr, fazem com que o organismo queime as calorias acumuladas, além de regular melhor a quantidade de colesterol no sangue.

O consumo excessivo de gorduras presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultra processados, como biscoitos, margarina, salgadinhos de pacote, comidas congeladas, bolos prontos e sorvetes, é um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol ruim.

É importante destacar que o excesso de gordura no corpo é um fator de risco para diversas doenças, incluindo as cardiovasculares, como infarto, pressão alta, entre outros. Além disso, o acúmulo de gordura no coração pode significar que a pessoa está com obesidade.

Alguns problemas cardíacos que o eletrocardiograma pode diagnosticar: irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, infarto em situações emergenciais, doenças ...

Eletrocardiograma. O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco.

São as: Mioglobina, CK- Total, CK-MB e Troponina.

Mas, em média, fazendo uma avaliação geral desses aspectos, o valor de um ecocardiograma gira em torno de R$ 200,00 a R$ 500,00. Mas, se esse é um valor que você não pode pagar, não deixe de realizar o seu teste por isso. Existem clínicas populares em algumas cidades que disponibilizam o exame a preços acessíveis.

O exame que confirma a insuficiência cardíaca é o ecocardiograma e substâncias produzidas pelo coração insuficiente também podem auxiliar no diagnóstico, como o peptídeo natriurético tipo B, conhecido como BNP.

Quando a artéria sofre algum tipo de obstrução, vários sintomas podem aparecer e é importante conhecê-los para buscar ajuda médica logo que eles surgirem. A dor é a principal sensação de uma veia entupida e surge no local afetado. É o sintoma mais relatado e deve servir de alerta para buscar o médico.

Diosmina + hesperidina
Uma das combinações mais eficazes para problemas que afetam o sistema cardiovascular é de diosmina com hesperidina. Os nomes comerciais que contêm esses princípios ativos incluem Daflon, Venaflon, Perivasc, Flaveno, Velunid e alguns outros.