Qual proteína é mais saudável?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A soja destaca-se por ter maior quantidade de proteína do que as restantes leguminosas e por ser a única que contém todos os aminoácidos essenciais. Podemos escolher outros alimentos ricos em proteína vegetal, como o tofu ou o seitan, derivados da soja.

Melhores proteínas para uma alimentação saudável
Para quem segue dieta vegetariana, pode encontrar proteína em grãos como feijão, lentilha, grão de bico e quinoa. Entre os laticínios, queijo cottage, muçarela e iogurtes magros também podem ser uma boa fonte de proteína.

Como Escolher a Melhor Proteína

  • Whey Protein: Rápida Absorção, Ideal para Usar no Pré ou Pós-Treino. ...
  • Albumina: Proteína de Baixo Custo e Absorção Lenta. ...
  • Caseína: Absorção Super Lenta, Ótima para Não Catabolizar a Noite. ...
  • Vegana: para Quem Segue uma Dieta Plant-Based.

Bons exemplos são as proteínas da carne e do soro do leite, consideradas de alto valor biológico (AVB), por conterem todos os aminoácidos essenciais. Já os vegetais não apresentam todos os aminoácidos essenciais em um único alimento, mas quando são combinados, podem sim oferecer o aporte necessário.

Ambos, PDCAAS (Índice de Aminoácidos Corrigido pela Digestibilidade Protéica) e DIAAS (Índice de Aminoácidos Indispensáveis Digeríveis) mostram que a caseína, a proteína do soro de leite e a proteína isolada de soja são proteínas de alta qualidade.

goiaba

A goiaba é considerada a fruta mais rica em proteínas. Isso porque com uma xícara — o que equivale a 200 g ou a uma porção — é possível obter, em média, 4,2 g de proteínas. Além disso, é uma ótima fonte de fibra, vitamina C, potássio e antioxidantes para o organismo.

7 opções de fonte de proteína no café da manhã Smoothie verde, mingau de aveia, ovos, crepioca, tapioca, iogurte natural e tofu são os sete itens da nossa lista especial com os melhores alimentos para comer de manhã, se você quiser adicionar proteína ao seu café sem abrir mão do sabor e do prazer da refeição.

A carne de vaca é considerada uma das melhores e mais completas fontes de proteína. 100 gr de carne de vaca de corte limpo contêm 27.8 gr de proteína, 8.3 gr de gordura e virtualmente 0 gr de hidratos de carbono.

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, e já falamos um pouco sobre ela por aqui. Representa ⅓ do total proteico, é o principal componente da matriz extracelular e, juntamente com a elastina, assume função estrutural no organismo.

Se você deseja ingerir cerca de 100g de proteína por dia, pode facilmente consumir 25g (uma unidade) em cada refeição e comer alguns petiscos de proteína. Se você busca comer cerca de 150g por dia, pode simplesmente dobrar suas unidades de proteína em algumas refeições para atingir sua meta.

Proteína vegetal
“Apesar das proteínas de origem animal, no geral, possuírem mais aminoácidos necessários para a construção muscular, as de origem vegetal possuem uma absorção mais rápida em comparação às animais”, explica Fúlvia.

Grão-de-bico

Grão-de-bico
Esse é um dos alimentos com mais proteínas vegetais e também o mais versátil na cozinha. Fonte de preparo de diversas receitas vegetarianas e veganas, ele entrega um alto teor proteico: 21,2 g para cada 100 gramas do alimento.

suco de goiaba

Provavelmente o suco mais popular da lista, o suco de goiaba possui cerca de 4 gramas de proteína para cada 100 gramas de fruta – uma quantidade considerada alta dentre as frutas ricas em proteínas.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.