O que devo comer no almoço para quem tem gastrite?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 13 votos

Alimentos como purês, batata, mandioquinha, suflês, vegetais cozidos, mingaus, sopas, feijão, banana, mamão, maçã, brócolis, couve, couve-flor, alface, cenoura, beterraba, aveia, arroz integral, alface, couve, etc., são fontes de fibras solúveis e insolúveis.

Legumes e verduras cozidos
O mais importante para controlar a gastrite é ter uma alimentação equilibrada e saudável. No entanto, os alimentos cozidos são recomendados, pois facilitam a mastigação e a digestão, dando uma aliviada nas funções do estômago.

não tem problema algum consumir arroz e feijão com o diagnóstico de gastrite. Evitar alimentos condimentados, pimenta, café, chocolate, fritura, molho de tomate e alimentos carminativos.

Afinal, o que deve ter no café da manhã para quem tem gastrite? Comece o dia com frutas, leite e seus derivados. O pão francês pode ser consumido, mas sem miolo.

Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia. Outras frutas interessantes para incluir nessas bebidas são aquelas com propriedades anti-inflamatórias, como morango, mirtilo e framboesa.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Essa é uma consideração individual, quando há gastrite não se recomenda a ingestão de alimentos fritos e gordurosos e por esse motivo os ovos devem ser consumidos cozidos. A tolerância é muito individual, em geral, os ovos cozidos não apresentam contraindicações de seu consumo na gastrite.

Legumes e verduras refogadas, como o brócolis, cenoura e o chuchu também são ótimas na prevenção e combate a gastrite, você pode coma sem medo. Outros alimentos indicados também são iogurte, gelatina, água de coco, ovo, batata.

O ideal é consumir as mais neutras, como a banana ou o mamão, por exemplo. Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença.

Consuma legumes e verduras – tanto no almoço quanto no jantar – mas lembre-se de refogá-los, já que folhas muito duras podem incomodar as paredes de seu estômago. Por isso, aconselha-se que o consumo in natura de verduras como repolho, couve crua, escarola, alface e agrião seja evitado, pelo menos no começo.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  1. legumes e verduras cozidos; ...
  2. maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  3. peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  4. linhaça; ...
  5. gengibre; ...
  6. batata.