Qual é a diferença entre gastrite e úlcera?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

As gastrites se não tratadas podem evoluir com erosões da mucosa do estômago, levando a formação das úlceras.

Quais os sintomas de úlcera?

  1. dor de estômago que parece como uma queimação na boca do estômago e fica pior quando o paciente não se alimenta;
  2. vômitos e náusea;
  3. vômito com presença de sangue;
  4. fezes avermelhadas devido à presença de sangue.

Nesse sentido, a gastrite se torna preocupante quando atinge grande parte dessa parede, inclusive suas camadas mais profundas. Do mesmo modo, quando não tratada, a gastrite pode eventualmente evoluir para uma úlcera, ferida mais profunda da mucosa do estômago.

Qual o tratamento para a úlcera gástrica? A melhor maneira de tratar a úlcera gástrica é por meio do uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos, por exemplo. No caso da úlcera gástrica causada por bactéria, o tratamento é feito com antibióticos.

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

A úlcera gástrica pode ser identificada por meio de exames como endoscopia e os principais sintomas são sensações de dor e queimação na área entre o esterno e o umbigo. A úlcera é uma ferida que pode ocorrer em diversas partes do organismo, como na pele e no cólon (colite ulcerativa), por exemplo.

Distensão estomacal
Úlceras às vezes causam edemas nos tecidos que ligam o estômago ao intestino e dão aquela sensação de “inchaço”. Por isso, impede a passagem dos alimentos, podendo causar a distensão estomacal.

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a hemorragias e perfuração.

Para o alívio da dor característica dos casos de úlcera no estômago, pode ser feito o uso de medicamentos antiespasmódicos, como o Buscopan®, que alivia especificamente o desconforto e a dor abdominal devido a cólicas e espasmos.

Sintomas da gastrite

  • indigestão;
  • azia;
  • dor de estômago intensa;
  • perda de apetite;
  • náuseas e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de sangue no vômito ou fezes nos casos mais graves.

A gastrite é uma inflamação da mucosa interna do estômago que provoca dor intensa, azia e queimação. Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas. Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores.

Ela se manifesta com dores estomacais, azia e queimação. A gastrite crônica é um caso prolongado de gastrite causado pela H. Pylori, bactéria que sobrevive a lugares ácidos e acaba destruindo a parede do estômago e permite que o suco gástrico agrida a mucosa estomacal.

O tempo para cura é variável, mas pode-se esperar bom resultado em 12 a 16 semanas. Mesmo após a cura da úlcera a compressão é comprovadamente efetiva na prevenção de recorrência de úlceras venosas.

“Os principais itens alimentares que podem piorar as úlceras estomacais são os seguintes: bebidas alcoólicas, café e outras bebidas com cafeína (chá preto, chá mate), refrigerantes e molhos/temperos mais fortes (vinagre, massa de tomate, pimenta, catchup, páprica, curry, noz moscada, mostarda)”, informa a ...