Quantas vezes devemos lavar o cabelo com caspa?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Para acabar de vez com o problema da caspa, três lavagens semanais com um shampoo anticaspa de qualidade são suficientes.

É muito comum que pessoas com caspa fiquem na dúvida se devem ou não higienizar os fios todos os dias, com o medo de deixar o couro cabeludo muito sensível. No entanto, na maior parte dos casos, não há problema nenhum em tomar banho diariamente e lavar os fios.

Lavar os cabelos com frequência regular é muito importante para quem lida com a caspa, já que manter o couro cabeludo limpo e livre de oleosidade é essencial para tratar o problema.

Lavar o cabelo com certa frequência ajuda, e muito, a diminuir a caspa, pois com que a oleosidade se acumule. Porém, a alta temperatura da água pode estimular a produção de óleo e piorar a descamação do couro cabeludo. O ideal é lavar a cabeça com água fria ou morna, ensina a Dra. Flávia Addor.

Este processo que geralmente dura cerca de 30 dias é reduzido para menos de uma semana (3 a 6 dias).

DICAS - Coceira, irritação no couro cabeludo e descamação são os sintomas mais comuns da dermatite seborreica, mais conhecida como caspa. O problema pode se agravar com o clima seco, estresse, disfunção hormonal, uso de água muito quente, bebida alcoólica e até alimentação rica em açúcares e gorduras.

Com o surgimento de caspa, a coisa não muda muito de figura. A dieta e a oleosidade da pele têm íntima ligação, sobretudo na ingestão excessiva de açúcar refinado e derivados de leite. Uma má alimentação e estresse também pode provocar desequilíbrios no organismo, resultando em surgimento de caspas.

Fatores como uso de secadores e chapinhas, banhos quentes demorados, excesso de produtos químicos no cabelo, exposição ao sol, consumo de álcool e má alimentação podem fragilizar essa região, fazendo com que a produção de sebo aumente, e o micro-organismo se prolifere além do normal.

Em casos de caspa crônica, também pode ser necessário o uso de Isotretinoína, o famoso Roacutan, via oral. Afinal, este medicamento é capaz de regular definitivamente a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Nossa sugestão é pentear o cabelo com a escova normal para desembaraçar e, com ele ainda molhado, pentear mais uma vez com um pente de cerdas bem finas e juntas. Também funciona penteá-lo dessa forma seco, em que muitas vezes fica mais fácil de visualizar a caspa.

Como tirar caspa do cabelo?

  1. Lave corretamente seus cabelos.
  2. Não abuse dos shampoos a seco.
  3. Não durma com os cabelos molhados.
  4. Utilize gel e pomada com moderação.
  5. Aplique óleos naturais para evitar a caspa.

cetoconazol

Shampoos com ciclopirox também podem te ajudar. Esses medicamentos atuam no combate de fungos e, por isso, costumam ser bastante eficientes no tratamento da caspa de repetição. O shampoo anticaspa cetoconazol também é indicado para tratamento da dermatite seborreica (seborreia) do couro cabeludo em adultos.

Enfim, a caspa pode ou não piorar a queda de cabelo? Sim! A caspa é, na verdade, o nome da descamação que ocorre no couro cabeludo em decorrência de uma doença inflamatória crônica chamada dermatite seborreica. E ela libera substâncias na inflamação que pioram a queda de cabelo.

Para quem tem caspa, o uso do secador deve ser mínimo, uma vez que o jato quente agrava o problema. No entanto, se tem o costume de lavar os fios à noite, regule a ferramenta para a temperatura média e elimine o excesso de água na raiz, já que dormir com os fios molhados é uma das principais causas da caspa.

CASPA. Como mencionamos acima, o principal sinal de que você tem caspa são os flocos brancos visíveis no cabelo, na linha do cabelo e nas roupas.

Para ajudar a evitar o aparecimento de caspa, existem 3 nutrientes essenciais que se encontram numa dieta equilibrada: Vitamina B6: está presente no salmão, batatas, banana, cogumelos, fígado e cereais.