Porque o corpo inflama na menopausa?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Isso porque as articulações, músculos e cartilagens têm receptores de estrogênio, hormônios que entram em declínio com a chegada da menopausa.

Suores noturnos e dificuldade para dormir
As ondas de calor e a oscilação da temperatura corporal, especialmente no período noturno, podem comprometer a qualidade do son. Muitas mulheres referem insônia, que é a dificuldade para dormir e/ou permanecer dormindo.

A terapia de reposição hormonal, segundo especialistas, é a maneira mais rápida de resolver e aliviar os sintomas da menopausa. No tratamento é feita a reposição de estrogênio e progesterona por meio de medicamentos receitados por médicos especialistas.

O ômega-3 (encontrado no atum, salmão, nozes) também é uma excelente opção, já que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Disponível no leite desnatado, iogurte natural, queijo branco ou baixo em gordura, amêndoas, manjericão, agrião, brócolis.

A queda dos níveis de estrogênio é uma das principais causas de dor nas articulações durante a menopausa.

Se você leu este artigo até aqui, já sabe que a menopausa é um período de transição, porém seus sintomas podem durar durante todo o climatério, que é quando a mulher de fato deixa de produzir seus óvulos. O climatério por sua vez pode durar até 15 anos.

Outro problema que passa a ser percebido mais comumente no climatério é a fibromialgia, uma dor muscular generalizada e crônica. Problemas com o sono, cansaço, ansiedade, depressão e alterações de concentração e memória também são relatados pelas pacientes que sofrem da doença.

1. Ômega 3. O ômega 3 é um dos melhores suplementos para menopausa por várias razões.

Enquanto alguns alimentos ajudam nos sintomas da menopausa, outros podem piorá-los. A cafeína e o álcool, por exemplo, aumentam as ondas de calor e os suores noturnos. Junto com as comidas picantes, esses alimentos também podem ser gatilhos para as mudanças de humor.

As sementes de linhaça estão na lista de remédios para menopausa por serem fonte de fibra, proteínas, gorduras ômega 3, manganês, fósforo, cobre, selênio e vitamina B1. Semelhante à soja, a semente de linhaça contém propriedades estrogênicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

Ervas e especiarias como aroeira, mastruz, imburana, jurema-preta, hortelã, folha de caju, pau-d'árco-roxo, chá verde, manjericão santo/tulsi, açafrão-da-terra, gengibre e funcho são todas ótimas para fazer um bom chá caseiro para inflamação dos pesquisadores e ganharam força no tratamento de infecções.