Como a cervicite aparece no Papanicolau?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ao contrário do que muita gente pensa, ela não aparece no resultado do exame preventivo! A cervicite aguda se não diagnosticada e tratada a tempo pode trazer conseqüências graves para a saúde da mulher como a doença inflamatória pélvica e suas complicações.

A cervicite é uma inflamação do colo do útero (a parte inferior e estreita do útero que se abre para a vagina). Ela pode ser causada por uma infecção ou outro quadro clínico. , mas pode também ser causada por outros quadros clínicos.

O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames ginecológicos, sendo o principal deles é a coleta de amostra da secreção cervical que pode acontecer durante a realização do Papanicolau. Durante esse exame o médico pode observar o colo do útero e colher amostras para a análise laboratorial.

Diagnóstico. O diagnóstico de cervicite é feito com auxílio de exames ginecológicos, principalmente a colposcopia e o Papanicolau. A partir desses procedimentos é possível observar o colo do útero e extrair amostras para análise laboratorial, a fim de identificar o agente causador da infecção.

É um achado habitual do nosso exame. Normalmente não precisa de tratamento nem é sinal de algum problema grave. Isso é completamente diferente da cervicite aguda, em atividade, que só consegue ser observada no momento do exame ginecológico.

Existem dois tipos de cervicite, sendo a aguda e a crônica. Cada uma delas é provocada por fatores diferentes, por isso, seu tratamento também é distinto.

A principal causa da infecção no cérvix são as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como clamídia e gonorreia. Mas essa causa não é a única, a cervicite pode acontecer por consequência de herpes, vaginose, Streptococcus, Mycoplasma genitalium e outras bactérias e também a tuberculose.

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento.

Clotrimazol Belfar 10mg/mL, caixa com 1 frasco spray com 20mL de solução tópica.

Se não tratada, a cervicite pode provocar infertilidade e complicações como gravidez ectópica, quando o feto se desenvolve fora do útero.