Porque se faz cauterização no colo do útero?

Perguntado por: upeixoto3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Um dos tratamentos para que a lesão provocada pelo HPV não progrida e evolua para um câncer de colo de útero no futuro é a cauterização.

A Cauterização do útero é um tratamento utilizado nos casos de feridas no útero provocadas por HPV, alterações hormonais ou infecções vaginais. Normalmente, este procedimento é feito nos casos de corrimento ou sangramento excessivo após o contato íntimo.

Após a realização do procedimento de cauterização do útero, a mulher poderá apresentar sangramentos e dores abdominais por alguns dias. Para amenizar a dor, o médico receitará algum tipo de analgésico. Além disso, o médico ginecologista fará algumas recomendações.

Não. Após sua realização, deve-se evitar ter relação sexual, fazer duchas vaginais e utilizar absorventes íntimos. Após o procedimento a paciente pode apresentar dor abdominal, normalmente de leve intensidade, eventualmente pode ter que fazer uso de analgésicos que serão recomendados pelo médico.

A cauterização do útero é um processo utilizado para curar uma série de lesões que podem acometer o colo do útero, permitindo que novas células saudáveis nasçam no tecido afetado, reconduzindo o órgão ao seu estado normal.

Tanto o câncer de colo de útero, quanto essa ferida pré-cancerosa são causados pelo vírus HPV, vírus transmitido, na maioria das vezes, através da relação sexual. Hoje em dia é possível afirmar que quase 100% dos casos de câncer do colo de útero e as lesões pré-cancerosas são causados pelo HPV.

Principais sintomas da ferida no colo do útero

  • Cólica;
  • Corrimento vaginal excessivo;
  • Sangramento após a relação sexual.

como foi feito essa cauterização, se foi usado ácido ou elétrico. Mas o período mínimo pra. liberar pra relação são as vinte e quatro horas. Quem faz cauterização no útero precisa de repouso, não precisa de repouso pra trabalho.

Normalmente pra uma lesão de tamanho pequeno e médio, cobro 400 reais.

O seu procedimento pode ser feito através de diversas maneiras, desde o uso de ácidos até o laser e consiste em queimar os tecidos que foram afetados pela ferida.

- Não ter relação sexual nas primeiras quatro semanas após a cauterização. - Utilizar a pomada ginecológica conforme orientação de seu médico, fazendo a higiene local externa antes da aplicação da pomada. - Não praticar atividade física intensa ou levantar peso na primeira semana.

Para a realização, a mulher não pode estar menstruada e nem apresentar infecção. Em geral, o procedimento não costuma causar dor, mas algumas pacientes podem sentir desconforto. Na fase de recuperação, que varia de duas a quatro semanas, dependendo da cicatrização, deve-se evitar relação sexual.